Dalca desenvolve célula robótica que realoca colaboradores de posições insalubres e reduz tempo de ciclo

Solução voltada para a rebarbação de carcaças de motores de ferro fundido resultou na diminuição de retrabalho nos processos fabris de uma das principais fabricantes mundiais de motores e sistemas elétricos.

Por: Assessoria de Imprensa      24/10/2022 

O desenvolvimento de soluções para os mais diversos gargalos produtivos e logísticos se tornou marca da expertise acumulada pela Dalca Brasil ao longo dos anos. Referência em indústria 4.0 e robotização, a empresa de Bento Gonçalves (RS) apresentou ao mercado uma nova célula robótica - flexível e capaz de absorver diferentes modelos de peças. O projeto implementado em uma das principais fabricantes mundiais de motores e sistemas elétricos industriais permitiu a rebarbação de carcaças de motores de ferro fundido e possibilitou a realocação de colaboradores de posições insalubres, redução de 33% no tempo de ciclo e diminuição de retrabalho.

Nomeada de FlexDEB R210 MP, a célula de rebarbação de peça movida possui um sistema de visão 3D para identificação de modelo e posição e outro sistema de visão 2D para verificação de posição e rebarbas. Além disso, utiliza ferramentas diamantadas com controle de força, sistema de transporte para saída automática de peças e troca de garras automática conforme modelo detectado. Todas as operações são concentradas em uma base monobloco de fácil transporte e movimentação.

Esse foi o segundo projeto desenvolvido pela Dalca para a empresa catarinense WEG. Antes, um programa de aceleração do uso da tecnologia nos processos industriais havia sido implantado na área de robotização da produção de tampas defletoras - uma célula de carga e descarga de prensas. Os ganhos foram além da otimização dos postos de trabalho. Houve redução nos índices de refugos, pois há uma repetitividade no processo, já que o robô posiciona a peça sempre da mesma forma. Após a robotização, também foi constatado ganho de estabilidade no processo.


Continua depois da publicidade


“A construção dessa nova parceria com a WEG nos possibilitou avançar e entregar uma nova solução, que passa a compor o portfólio da Dalca. Essa célula de rebarbação auxilia em quesitos como a segurança do trabalho, já que realoca os colaboradores de posições insalubres, e permite agilidade nos processos”, destaca o CEO da empresa, Bruno Dal Fré.

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Robôs móveis e drones: Mercado cresce com foco em automação e IA, aponta Gartner

Relatório do Gartner revela que tecnologias como robôs autônomos e drones estão redefinindo cadeias de suprimentos e impulsionando a inovação no setor industrial


Siemens Industrial Copilot: Novas funcionalidades e caso de sucesso na Thyssenkrupp

Assistente de IA transforma automação industrial, acelerando projetos e otimizando operações com exemplos práticos no setor automotivo


Automação robótica revoluciona fabricação de eletrônicos com aumento de 33% na produtividade

Estudo da ABB e Porsche Consulting destaca benefícios da robótica na produção, com ROI de até 1200% em 18 meses


Musk prevê 10 bilhões de robôs humanoides até 2040

Tesla acelera com o projeto Optimus e levanta debate sobre o impacto dos robôs na sociedade