Siemens Industrial Copilot: Novas funcionalidades e caso de sucesso na Thyssenkrupp
Assistente de IA transforma automação industrial, acelerando projetos e otimizando operações com exemplos práticos no setor automotivo
27/11/2024Assistente de IA transforma automação industrial, acelerando projetos e otimizando operações com exemplos práticos no setor automotivo
27/11/2024O Siemens Industrial Copilot é o primeiro assistente generativo alimentado por inteligência artificial (IA) para engenharia em um ambiente industrial. A Siemens anunciou na Smart Production Solutions (SPS) 2024 as novas funcionalidades importantes para o Copilot, e adicionou a Thyssenkrupp Automation Engineering como cliente global.
O Siemens Industrial Copilot for Engineering é o único copiloto atualmente no mercado que escreve código para engenharia de automação. Os recursos futuros incluem conceitos de multimodalidade e agente, o que o tornará ainda mais valioso para os engenheiros. Para garantir a soberania total dos dados, o Siemens Industrial Copilot for Operations está planejado para ser oferecido como um pacote de hardware e software local.
Rainer Brehm, CEO de Factory Automation da Siemens, explica que "com a experiência de domínio da Siemens, estamos transformando a IA generativa em soluções de nível industrial que podem ser implantadas sem experiência especializada em IA. O Siemens Industrial Copilot, o primeiro produto generativo alimentado por IA para engenharia de automação, é um supercharger para automação industrial e acelerará a jornada de nossos clientes em direção a maior inovação, produtividade e competitividade"
A pressão competitiva e a falta de mão de obra qualificada são os principais desafios para as empresas industriais hoje. Tornar a IA generativa de nível industrial e trazê-la para o chão de fábrica tem um enorme potencial para superar os desafios industriais atuais e melhorar a produtividade. De fato, de acordo com um relatório recente do Gartner, até 2028, 75% dos desenvolvedores usarão regularmente a IA generativa para auxiliar na criação de código, contra menos de 10% no início de 2023.
Continua depois da publicidade |
A Thyssenkrupp Automation Engineering, uma construtora de máquinas e instalações especiais, integrou o Copilot for Engineering em uma máquina de bateria usada para inspeções de qualidade de bateria em carros elétricos. A empresa industrial planeja usar o assistente com tecnologia genAI em escala – projetando as máquinas nas unidades globais da Thyssenkrupp a partir de 2025.
O Copilot auxilia os engenheiros da Thyssenkrupp na criação de projetos do TIA Portal. Ele os ajuda a desenvolver código de linguagem de controle estruturado (SCL) mais rapidamente para controladores lógicos programáveis (PLCs), integra de forma inteligente o código ao TIA Portal e gera uma visualização de máquina no WinCC Unified. Isso permite que as equipes de engenharia reduzam tarefas repetitivas e monótonas, como automatizar o gerenciamento de dados e a configuração do sensor. Eles podem trabalhar com mais eficiência, otimizar processos e impulsionar a inovação.
"A Thyssenkrupp Automation Engineering e a Siemens trabalham juntas com sucesso há muito tempo", disse Rolf-Günther Nieberding, CEO da Thyssenkrupp Automation Engineering. "Espero que a implantação do Siemens Industrial Copilot em nossas máquinas nos ajude – e, portanto, nossos clientes – a implementar projetos exigentes em um tempo muito mais curto".
A Siemens Electronics Factory em Erlangen, Alemanha, implementou o Copilot for Operations em suas máquinas de solda. O Industrial Copilot ajuda os operadores e engenheiros de manutenção da Siemens a entender o código de erro de uma máquina e traduz as mensagens em linguagem natural. Ele sugere soluções com base nos detalhes e no histórico de uma máquina, vasculhando diferentes documentos, manuais ou listas de peças de reposição. O tempo de inatividade da máquina será significativamente reduzido, os gargalos de produção podem ser resolvidos mais rapidamente e as transferências de turno funcionam com mais eficiência.
O Industrial Copilot for Operations permite que os trabalhadores do chão de fábrica interajam diretamente com as máquinas e os ajuda com tarefas de manutenção, tratamento de erros, assistência de turnos e otimização de desempenho. Além disso, o Industrial Copilot terá recursos multimodais para analisar e interpretar imagens e aumentar ainda mais a produtividade com automação baseada em agentes para uma variedade de tarefas. Para abordar a segurança de dados para nossos clientes e garantir que os dados não saiam do chão de fábrica, o Industrial Copilot for Operations está planejado para ser oferecido no futuro como um pacote de hardware e software local com o Simatic Industrial PC (IPC 1047E).
A pilha de software executada em IPCs é alimentada por microsserviços NVIDIA NIM, que permitem que os engenheiros de automação e manutenção façam consultas em tempo real sobre dados operacionais e de documentos para facilitar a tomada de decisões rápidas e reduzir o tempo de inatividade da máquina. Essa configuração não requer uma conexão com a Internet e armazena dados em dispositivos de hardware locais. Ele garante a segurança dos dados processando todos os dados diretamente no chão de fábrica e mantém os dados dos clientes seguros, armazenados e disponíveis quando e onde forem necessários.
O Industrial Copilot for Engineering suportará a entrada multimodal: por exemplo, detectando e convertendo alterações manuais no documento ECAD usado para planejamento elétrico. Essas alterações são automaticamente destacadas, anotadas e, eventualmente, implementadas no projeto TIA Portal.
Projetos de automação altamente complexos serão parcialmente automatizados usando conceitos de agente. Os conceitos do agente vão além de simples interações de perguntas e respostas, automatizando processos dividindo tarefas grandes e complexas em subtarefas. Todas as informações relevantes são coletadas de várias fontes, incluindo informações do ECAD, a fim de entender o objetivo do usuário. Os agentes também podem ser conectados a sistemas e fontes externas, o que cria um ciclo fechado com diferentes ferramentas vinculadas. Em seguida, eles criam um plano sobre como atingir metas e executar as ações necessárias de forma independente. Isso varia desde o envio de mensagens e acesso a sistemas externos até a atualização de conjuntos de dados. Os engenheiros também podem usar agentes para controlar e direcionar todos os processos de produção – mantendo total transparência, tendo uma visão geral dos dados e sabendo quais etapas devem ser seguidas.
O Engineering Copilot TIA Essential está disponível no mercado Siemens Xcelerator desde julho de 2024. Enquanto a Siemens fornece os elementos de automação do Industrial Copilot, o processamento de linguagem natural é realizado por um dos modelos GPT mais poderosos usando o Azure OpenAI Service da Microsoft Cloud. Isso permite desempenho, proteção de dados e confiabilidade de nível empresarial. As soluções de IA generativa da Siemens para a indústria são confiáveis, seguras e confiáveis, tornando a IA industrial acessível a todos, em qualquer lugar, a qualquer momento.
Gostou? Então compartilhe: