Robôs móveis e drones: Mercado cresce com foco em automação e IA, aponta Gartner
Relatório do Gartner revela que tecnologias como robôs autônomos e drones estão redefinindo cadeias de suprimentos e impulsionando a inovação no setor industrial
Por: Redação CIMM
05/12/2024
A automação industrial está ganhando novos aliados estratégicos. Segundo o relatório Hype Cycle for Mobile Robots and Drones, 2024, divulgado pelo Gartner, as tecnologias de robótica móvel avançada estão evoluindo rapidamente, moldando o futuro das cadeias de suprimentos globais. Soluções baseadas em robôs móveis, drones e inteligência artificial (IA) prometem transformar operações logísticas, melhorando a eficiência e a segurança em armazéns e centros de distribuição.
O relatório mapeia cinco estágios de maturidade tecnológica e revela que várias inovações já superaram o chamado "Vale da Desilusão", uma fase em que o entusiasmo inicial pela tecnologia diminui devido a desafios na implementação, mas que precede um progresso significativo rumo à adoção prática. Entre elas estão os robôs móveis autônomos para transporte, sistemas de mercadorias para pessoas e robôs colaborativos para separação de produtos. Esses avanços indicam que as empresas estão entendendo melhor os benefícios dessas soluções e investindo na sua implementação.
“À medida que as empresas buscam melhorar ainda mais as operações logísticas, apoiar a automação e aumentar as capacidades humanas em diversas funções, os líderes de cadeia de suprimentos recorreram aos robôs móveis para apoiar suas estratégias”, diz Dwight Klappich, Vice-Presidente e Analista do Gartner. “Os robôs móveis continuam a evoluir, tornando-se mais poderosos e práticos, pavimentando, assim, o caminho para a inovação tecnológica contínua.”
Automação com IA acelera operações logísticas
O relatório destaca que tecnologias como drones e robôs móveis equipados com IA e RFID (Identificação por Radiofrequência) estão atingindo o Pico de Expectativas Infladas. Esses sistemas já estão sendo usados para tarefas como inventário, inspeção e vigilância, reduzindo riscos para os trabalhadores e otimizando a gestão de recursos.
Continua depois da publicidade
Essas soluções prometem benefícios em até cinco anos, com drones capturando dados em locais de difícil acesso e robôs móveis aliviando atividades intensivas e demoradas, como contagem de estoque em armazéns. “A automação de tarefas de trabalho intensivo pode proporcionar benefícios notáveis”, acrescenta Klappich. “Com recursos de IA cada vez mais incorporados em robôs móveis e drones, o potencial de operar de forma independente e se adaptar aos ambientes tornará possível apoiar um número crescente de casos de uso".
Robôs humanoides: uma visão do futuro
Entre as novidades, o relatório também destaca os robôs humanoides, que agora entram no estágio inicial de desenvolvimento com potencial para transformar cadeias de suprimentos em até dez anos. Com IA avançada, esses robôs estão sendo projetados para realizar tarefas complexas e dinâmicas, adaptando-se aos processos com maior flexibilidade.
Embora o avanço seja promissor, a implementação em larga escala ainda depende de inovações adicionais e redução de custos. “Para cadeias de suprimentos com processos de alto volume e previsíveis, os robôs humanoides têm o potencial de melhorar ou complementar a força de trabalho da cadeia de suprimentos”, observa Klappich. “No entanto, embora o ritmo da inovação seja encorajador, a indústria está a anos de distância da utilização generalizada de robôs humanoides em ambientes de varejo e industriais mais complexos”.
Impactos para a indústria manufatureira
Para líderes do setor industrial, o relatório do Gartner destaca a importância de adotar tecnologias emergentes para aumentar a competitividade e atender às demandas de automação da Indústria 4.0. Essas soluções não apenas automatizam tarefas repetitivas, como transporte interno e inspeção de inventário, mas também oferecem capacidades que ampliam a previsibilidade e o controle das operações. Por exemplo, drones equipados com inteligência artificial (IA) e RFID podem capturar dados em tempo real, ajudando na tomada de decisões rápidas e assertivas, enquanto robôs móveis otimizam fluxos logísticos, diminuindo desperdícios e aumentando a produtividade.
Na era da Indústria 4.0, a integração dessas tecnologias pode proporcionar ganhos substanciais em áreas críticas, como:
Redução de gargalos logísticos: a automação reduz atrasos, aumentando a velocidade e precisão no manuseio de materiais.
Segurança e ergonomia: tarefas realizadas em locais de difícil acesso ou que envolvem riscos físicos para os operadores podem ser substituídas por drones e robôs, melhorando as condições de trabalho.
Escalabilidade: com sistemas flexíveis, é possível ajustar as operações de acordo com a demanda, especialmente em setores sazonais ou com picos de produção.
Competitividade global: a adoção de robótica e automação coloca empresas em um patamar mais elevado para competir com players globais, especialmente diante de mercados cada vez mais exigentes e dinâmicos.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência online. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies. Leia mais na nossa política de privacidade.