Siemens e Sonaca desenvolverão projeto para aplicações de manufatura aditiva na ESA

O Design4AM a ser desenvolvido junto à Agência Espacial Europeia pode resultar em um processo validado para projetar e produzir peças espaciais leves e com desempenho e custo otimizados

Por: Infor Channel      16/07/2019 

Siemens e Sonaca vão colaborar para aprimorar a solução de fabricação aditiva de ponta a ponta da Siemens ao implementar o modelo de estrutura aeroespacial e experiência de fabricação da Sonaca.

Selecionada pela Agência Espacial Européia (ESA), a Siemens colaborará com a Sonaca na estruturação do projeto Design4AM para aprimorar a Plataforma de Inovação Digital da Siemens para a industrialização de manufatura aditiva na indústria aeroespacial. Com base no software NX e Simcenter  da Siemens, o desenvolvimento de métodos de design dedicados ao AM será consolidado graças a estudos de casos relevantes de aplicações espaciais selecionadas pela ESA e Sonaca (por exemplo, suportes de instrumentos de satélite, conexões estruturalmente ligadas ao painel CFRP, bipods, etc).

A Agência Espacial Europeia (ESA) escolheu a Siemens Digital Industries Software para desenvolver projetos de aplicação aeroespacial na fabricação de aditivos metálicos. As aplicações alavancarão a solução de software de ponta a ponta da Siemens para manufatura aditiva industrial, que une engenharia generativa, otimização topológica, análise preditiva, simulação de processo, preparação de construção e execução de produção.

O projeto com duração de dois anos, chamado Design4AM, foi construído sob intensa colaboração entre a Siemens e a Sonaca, especialista em estruturas aeroespaciais, com apoio financeiro da ESA e do Gabinete Federal de Política Científica da Bélgica (Belspo).

O projeto Design4AM resultará em um processo validado para usar o abrangente software de manufatura aditiva da Siemens para projetar e produzir peças estruturais altamente otimizadas e leves para aplicações espaciais, como, entre outras, conexões (estruturalmente ligadas ao painel CFRP), suportes e bipods para melhor desempenho e custo.


Continua depois da publicidade


“A parceria entre a Siemens e a Sonaca é resultado da junção do poder de uma solução de software de manufatura aditiva com a expertise de um dos principais fabricantes aeroespaciais”, afirma Pedro Romero Fernandez, Gerente Geral da Sonaca Space BU. “Com nosso profundo conhecimento aeroespacial e as tecnologias de software da Siemens, como design generativo, otimização automatizada topológica e simulação de processo de manufatura aditiva, os engenheiros poderão explorar centenas de opções de projetos em uma fração do tempo normal. Após testá-las virtualmente sob variadas condições físicas, será possível encontrar a melhor solução de design para os requisitos de desempenho a serem impressos em 3D corretamente na primeira vez”.

A manufatura aditiva (MA) é uma ferramenta importante para a indústria espacial porque pode atender a requisitos estruturais e multidisciplinares para aplicações espaciais com um peso muito menor do que as estruturas espaciais convencionais feitas com uso de métodos tradicionais de fabricação. O peso é uma preocupação particularmente crítica para aplicações espaciais. De acordo com relatórios da indústria, um quilo de carga útil equivale a 10.000 dólares em custos de lançamento. Técnicas de fabricação de aditivos podem ser usadas para praticamente qualquer tipo de estrutura complexa leve em lançadores, propulsão, satélites e vários componentes de espaçonaves.

A Design4AM aproveitará a Plataforma de Inovação Digital da Siemens com suporte da experiência da Sonaca em aplicações espaciais, recursos de fabricação, material e processo, testes e métodos numéricos para a validação da cadeia. O software NX da Siemens e o software Simcenter permitem que os engenheiros explorem uma ampla gama de conceitos de projeto em um processo de circuito fechado automatizado e que leva em consideração os requisitos de desempenho de engenharia, processo de fabricação e custo de operação. Essas ferramentas podem levar em conta restrições de fabricação, como a distorção de peças termomecânicas, a orientação da peça estrutural na câmara de construção ou o projeto de estruturas de suporte. O ambiente de software integrado pode encurtar o processo de design conceitual e otimização de peças, ajudando a permitir que estruturas de maior desempenho sejam fabricadas.

“A fabricação de aditivos pode ajudar a ESA a reformular tudo para um ótimo desempenho a um custo reduzido, em comparação aos métodos tradicionais de fabricação que exigem várias etapas, ferramentas e tratamentos para alcançar o resultado desejado”, afirma Didier Granville, gerente de projetos de RTD da Siemens em Liège. “Trabalhando com a Sonaca, poderemos ajudar a ESA a aproveitar a manufatura aditiva para fornecer estruturas de alto desempenho capazes de resistir às forças extremas que ocorrem durante lançamentos de satélites espaciais”.

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Cinco setores que prometem alta valorização em 2025; manufatura avançada e robótica estão entre eles

Tecnologia, inovação e segurança digital estão no centro das melhores apostas para investidores


Siemens amplia infraestrutura privada de 5G para atender demandas da indústria conectada

Solução agora cobre áreas industriais maiores, chega ao Brasil e introduz novos dispositivos para digitalização no chão de fábrica


Impressão 3D transforma fabricação e restauração de veículos históricos nos EUA

Com tecnologias de manufatura aditiva, a C.J. Moyna & Sons superou desafios de produção, ampliou sua inovação e preservou veículos históricos da construção civil


Nestlé Brasil inaugura "mini fábrica" para autoprodução de peças de reposição para linhas de operação

Centro de Manufatura Aditiva opera com impressão 3D de componentes para reparos nos processos de fabricação de máquinas de café profissionais vendidas em todo o país