Logomarca Indústria 4.0

Fábricas robóticas impulsionam a digitalização industrial

Programas permitem que grandes fabricantes de eletrônicos em Taiwan construam, simulem e operem digital twins de fábrica

Por: Assessoria de Imprensa      10/06/2024 

A NVIDIA anuncia que os principais fabricantes de eletrônicos de Taiwan estão usando a tecnologia da empresa para transformar suas fábricas em instalações mais autônomas, com um novo fluxo de trabalho de referência. Este fluxo combina a Inteligência Artificial (IA) de visão NVIDIA Metropolis, a renderização e simulação com base física NVIDIA Omniverse e o desenvolvimento e implantação do robô de IA NVIDIA Isaac.

Ao usar o fluxo de trabalho para criar digital twins para simulação em tempo real de diferentes layouts de fábrica, os fabricantes podem otimizar o espaço, os processos e a eficiência sem mudanças físicas dispendiosas.

A IA para manufatura chegou. Cada fábrica está se tornando cada vez mais autônoma devido ao impacto transformacional da IA generativa e das tecnologias de digital twins”, afirma Deepu Talla, vice-presidente de robótica e computação de ponta da NVIDIA. “Com o NVIDIA Omniverse, Metropolis e Isaac, o ecossistema industrial pode acelerar a adoção de tecnologias autônomas, ajudando a aumentar a eficiência operacional e reduzir os custos”, ele completa.

Delta Electronics, Foxconn, Pegatron e Wistron estão usando o fluxo de trabalho de referência para criar, simular e operar suas instalações aprimoradas por robótica. Em uma demonstração feita em uma apresentação na Computex, o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, demonstrou como a Foxconn, um dos maiores fabricantes de eletrônicos do mundo, desenvolve digital twins de suas fábricas no NVIDIA Omniverse, uma plataforma para integrar virtualmente dados 3D das principais ferramentas do setor, como o Teamcenter da plataforma Siemens Xcelerator.


Continua depois da publicidade


O Omniverse ajuda as equipes da Foxconn a otimizar o layout dos equipamentos para o fluxo operacional e as câmeras de IA que monitorarão a segurança do trabalhador com o NVIDIA Metropolis. A Foxconn pode então usar digital twins de fábrica como ambientes virtuais de treinamento para simular, testar e validar seus robôs móveis autônomos (AMRs) criados com as bibliotecas de aceleração do NVIDIA Isaac Perceptor, bem como seus braços de manipulação de robôs de IA, que são alimentados pelos modelos de IA do NVIDIA Isaac Manipulator.

“A IA e a robótica estão prontas para revolucionar a fabricação, aumentando a segurança no chão de fábrica e gerando eficiências operacionais significativas”, afirma Young Liu, CEO e presidente da Foxconn. “Ao integrar o NVIDIA Omniverse, Metropolis e Isaac em nossas operações, podemos criar digital twins sofisticados de nossas fábricas para treinar robôs, otimizando os fluxos de trabalho com precisão sem precedentes e reduzindo custos.”

A Delta Electronics, líder em fabricação de eletrônicos e soluções verdes inteligentes baseadas em IoT, está usando NVIDIA Isaac Sim, uma plataforma extensível de simulação de robótica desenvolvida no Omniverse e OpenUSD, um ecossistema aberto e extensível para mundos 3D, para integrar virtualmente suas linhas de produção de demonstração. Em seguida, gera dados sintéticos fotorrealistas e fisicamente precisos para o treinamento de modelos de visão computacional para suas soluções de detecção de defeitos e inspeção óptica automática com tecnologia NVIDIA Metropolis.

A Pegatron, um fabricante e provedor de serviços com sede em Taiwan, está implantando um fluxo de trabalho multicâmera NVIDIA Metropolis e lançando um novo conjunto de serviços que conecta seu fluxo de trabalho de digital twins de fábrica NVIDIA Omniverse e Metropolis ao NVIDIA NeMo e ao NVIDIA NIM para ajudar os operadores da fábrica a “conversar” em tempo real. Os avanços tecnológicos ajudarão a melhorar a segurança e a produtividade dos trabalhadores na enorme rede de fábricas da Pegatron, que se estende por mais de 1,950 milhão de metros quadrados e produz mais de 15 milhões de montagens por mês.

Wistron, líder global em fabricação de produtos eletrônicos, desenvolveu digital twins de suas fábricas para acelerar a produção de servidores NVIDIA DGX e NVIDIA HGX. Agora, está ampliando o uso do Omniverse para desenvolver digital twins dos data centers que são usados para testar e garantir a qualidade, o desempenho e o consumo de energia dos sistemas NVIDIA HGX recém-montados.

Usando o NVIDIA Omniverse para simular suas instalações e fluxos de trabalho, a Wistron colocou sua fábrica on-line na metade do tempo típico – apenas dois meses e meio em vez de cinco – e aumentou a eficiência do trabalhador em mais de 50% por meio de testes e otimização de layouts.

“A combinação do NVIDIA Omniverse e do NVIDIA Metropolis nos permite testar novos layouts virtualmente para identificar novos processos e monitorar operações em tempo real, usando dados de IoT ao vivo de cada máquina na linha de produção”, explica Alec Lai, presidente de fabricação global da Wistron. “A digitalização do nosso processo de planejamento de fábrica reduziu os tempos de ciclo de ponta a ponta em 50%.”

Expansão do ecossistema para aplicações industriais

Kenmec, o principal integrador de sistemas de Taiwan, é um dos primeiros a implementar os fluxos de trabalho e serviços do Omniverse e do Metropolis para grandes fabricantes, como o Giant Group.

“Essa conquista para a digitalização de fábricas demonstra o alinhamento da NVIDIA com o futuro de diversos setores. A novidade divulgada em Taiwan leva ainda mais desenvolvimento para não só para a região, como para diversas localidades mundiais", comemora Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina.

Gostou? Então compartilhe: