O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 100 milhões para a BRQ Digital Solutions expandir sua atuação em inteligência artificial generativa. Os recursos serão aplicados na concepção de 17 aceleradores técnicos da plataforma proprietária da empresa, a Fusion BRQ, com foco em acelerar o desenvolvimento de software e automatizar processos em setores como indústria, energia, telecom, saúde, agronegócio, entre outros.
O projeto é apoiado pelo programa BNDES Mais Inovação e está alinhado à Missão 4 (Transformação Digital) da Nova Indústria Brasil, política industrial do governo federal. A expectativa é de geração de cerca de 60 empregos qualificados em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
“A inovação e a digitalização ocupam posição central na nova política industrial do governo do presidente Lula”, afirmou Aloizio Mercadante, presidente do BNDES. “É fundamental aprofundar e acelerar o desenvolvimento de projetos em Inteligência Artificial, uma tecnologia transformadora que redefine cadeias produtivas, amplia a competitividade e impulsiona a soberania tecnológica do país.”
Segundo Rodrigo Frizzi, CEO da BRQ, o investimento fortalece a capacidade da empresa de ditar o ritmo da transformação digital. “A Inteligência Artificial está remodelando o cenário competitivo dos negócios ao ampliar o acesso a ferramentas que promovem segurança, eficiência e uma experiência diferenciada para consumidores em todos os setores”, destacou.
Fundada em 1993, a BRQ é especializada no desenvolvimento de soluções digitais personalizadas e atende mais de 150 empresas em 12 países. A companhia está listada no Bovespa Mais desde 2016 e atua em projetos com foco em inovação, automação e digitalização dos negócios.
*Imagem de capa: Depositphotos.com
Gostou? Então compartilhe: