Logomarca Indústria 4.0

Empresa alemã está construindo o maior prédio impresso em 3D da Europa

A impressão das paredes do edifício pode ser feita em 140 horas, o equivalente a imprimir 4 metros quadrados de prédio por hora

Por: Redação CIMM      25/05/2023 

O maior edifício impresso em 3D da Europa está sendo construído pela empresa alemã Kraus Gruppe, na cidade de Heidelberg, no sul da Alemanha.

O maior edifício impresso em 3D da Europa, Heidelberg, Alemanha. Imagem: SSV Architekten

De acordo com a Cobod, o prédio começou a ser construído no dia  31 de março e tem previsão para ser concluído até o final de julho de 2023. O edifício tem aproximadamente 54m de comprimento, 11m de largura e 9m de altura. 

A cidade terá uma tecnologia inovadora de impressão 3D para a construção civil e, este projeto está sendo desenvolvido para a Heidelberg IT Management GmbH & Co. KG, um provedor de nuvem e data center.

Construções sustentáveis

Segundo o comunicado da Cobod, ele servirá como um hotel de servidores de TI e deve se tornar um dos edifícios mais avançados e inovadores da região.

"Como uma empresa familiar independente com uma longa tradição e um futuro pela frente, queremos promover métodos de construção inovadores em Heidelberg e fazer uma contribuição positiva para métodos de construção sustentáveis", disse Hans-Jörg Kraus, sócio-gerente do Kraus Gruppe.

Ainda segundo o comunicado, a PERI 3D Construction, pioneira na indústria de impressão de construção 3D, está fornecendo o know-how para o processo de impressão 3D e está usando a impressora de construção 3D BOD2 da Cobod para imprimir as paredes do edifício.
A PERI está aproveitando as altas velocidades de impressão da impressora e planeja concluir a impressão das paredes deste projeto de grande escala em apenas 140 horas, o equivalente a imprimir 4 metros quadrados de prédio por hora.

Equipamentos de impressão 3D podem imprimir 4 metros quadrados de prédio por hora. Imagem: Kraus Gruppe

Os arquitetos da SSV Architekten e Mense Korte, que colaboraram no projeto, dedicaram muita atenção ao design das paredes, que é único, como visto nas renderizações do hotel servidor.


Continua depois da publicidade


Henrik Lund-Nielsen, fundador e gerente geral da Cobod acrescentou: “Neste projeto exclusivo, a PERI está enfatizando dois dos principais benefícios da impressão 3D de construção; velocidade de execução e liberdade de design. Por causa disso, nossa tecnologia é capaz de realizar tudo, desde torres de moinhos de vento com economia de materiais a habitações residenciais de baixo custo na África, até prédios do tipo escritório de arquitetura na Alemanha”.

Impressora de construção 3D BOD2, da Cobod, são usadas para imprimir as paredes do edifício. Imagem: Kraus Gruppe

 

Gostou? Então compartilhe: