A Firjan Senai Resende inaugurou o Espaço Indústria 4.0, um ambiente de alta tecnologia que promete transformar a formação dos alunos, preparando-os para os desafios da indústria do futuro. A inauguração contou com a presença do comitê diretivo do Cluster Automotivo Sul Fluminense e com a participação de alunos, que agora terão acesso a um laboratório equipado para o desenvolvimento de competências em automação e tecnologias avançadas.
A novidade foi desenvolvida a partir de uma planta Smart 4.0, projetada para ensinar as principais tecnologias habilitadoras da indústria moderna, com processos hiperconectados, programáveis e autogerenciáveis.
“Ver esses jovens aqui, interessados e prontos para criar e pensar soluções, nos dá esperança. Por isso, precisamos incentivar e demonstrar como é interessante se preparar para estar integrado na indústria, construindo um futuro melhor para nosso país”, destacou Henrique Nora Júnior, presidente da Firjan Sul Fluminense.
Marcelo Marchiori, presidente do Cluster Automotivo Sul Fluminense, também observou a importância da conexão entre gerações. "Aprendemos que nosso papel é apoiar a juventude, ajudando-a a se desenvolver com autonomia. Criamos uma indústria com base no ser humano, onde a sociedade ao redor pode crescer e onde as novas gerações também encontram seu lugar. O Espaço Indústria 4.0 oferece conhecimento e eficiência, preparando-nos para um futuro mais promissor. Agradeço a todos que contribuíram para esse espaço, especialmente aos jovens que abraçaram o desafio da indústria. A resiliência, fundamental em nossa área, é o que manterá nossa indústria forte e relevante”, frisou Marchiori.
Equipado com dois braços robóticos Hyundai e uma planta didática de Mecatrônica da Festo com braço robótico da Mitsubishi, o laboratório permite que os estudantes experimentem na prática os desafios de uma linha de produção automatizada. Essa estrutura possibilita o aprendizado em soluções totalmente automatizadas, atualizando o ensino profissional conforme as tendências da Indústria 4.0.
Continua depois da publicidade |
"Estamos nos reinventando para sermos um Senai à altura das novas tecnologias. O Espaço Indústria 4.0 é uma revolução que coloca nossos alunos em contato direto com a inovação. Estamos formando os profissionais que liderarão o futuro da indústria”, ressaltou o gerente executivo regional, José Oswaldo.
Em parceria com as empresas Exsto e Labtronix, a Firjan Senai integrou equipamentos que simulam um ambiente de produção real, proporcionando aos alunos uma experiência prática e imersiva em automação e robótica.
"A ampliação da transformação digital na indústria nos coloca em um cenário de constante inovação e utilização de diversas tecnologias para a melhoria da manufatura como a integração de sistemas, robótica, automação e informação proporcionando agilidade e assertividade na tomada de decisão, flexibilidade e produtividade", disse Alessandro de Carvalho Guimarães, coordenador operacional de Educação Profissional da Firjan Senai Resende.
Henrique Nora Júnior reforçou ainda o compromisso da Firjan com o desenvolvimento do setor industrial e a preparação dos jovens para esse mercado inovador. “Esse novo espaço representa o futuro. A pandemia já nos deu um vislumbre do que seria a falta de produtos caso a indústria pare. Então, é essencial trazer essa nova geração para o nosso lado, mostrando a importância da indústria e da qualificação”, pontuou.
Gostou? Então compartilhe: