Logomarca Indústria 4.0

RPA: Automação inteligente acelera transformação das empresas brasileiras

Por: Sabrina Tonom      13/03/2023

A automação de processos com uso de robôs no Brasil está evoluindo gradativamente, tendo registrado uma aceleração nos últimos anos. Como parte de uma onda de transformação digital acelerada pela pandemia de Covid-19, é crescente o número de empresas brasileiras que adotam soluções e serviços de automação inteligente. Neste cenário tecnológico em constante mudança, a automação robótica de processos, RPA - Robotic Process Automation, em inglês, surge como uma prioridade para empresas que desejam automatizar processos.  

Um levantamento produzido pela IDC Brasil revelou que 20,5% das empresas brasileiras de grande porte entrevistadas na pesquisa, afirmaram que os processos de automação e RPA serão estratégicos para as iniciativas que envolvem TI em 2023 e que IA vai ganhar mais espaço nos seus orçamentos, sendo o terceiro maior potencial, atrás apenas de Cloud e segurança.  

O que é automação de processos robóticos? 

RPA é uma tecnologia que permite automatizar tarefas manuais repetitivas e processos de negócios. Isso é feito através da utilização de software programado para simular as ações que um ser humano realizaria em um computador, como digitar dados, mover arquivos, preencher formulários e acessar sistemas.  

Por se tratar de uma tecnologia escalável e flexível, RPA está sendo usada para ajudar a melhorar a eficiência, reduzir erros e aumentar a satisfação do cliente em empresas de todos os tamanhos. Isso porque a tecnologia também tem sido bastante utilizada na automação de processos de atendimento, o que inclui tarefas como resposta a perguntas frequentes, gerenciamento de solicitações de devolução e gerenciamento de processos de reembolso.  

Sua implementação pode variar de acordo com o segmento de atuação da empresa. No financeiro, por exemplo, a automação pode ser muito útil para ajudar a processar transações e gerenciar contas, enquanto no setor de saúde, pode ser utilizada para gerenciar informações de pacientes, como envio de e-mails para confirmação e agendamento de consultas. Já no setor de varejo, pode ser utilizada para gerenciar estoque e pedidos.  


Continua depois da publicidade


Outra aplicação importante da tecnologia é no comércio eletrônico. RPA pode ser usada no e-commerce para automatizar tarefas repetitivas, como a verificação de estoques, preenchimento de formulários de pedidos e classificação de dados de clientes. Isso ajuda a melhorar a eficiência e a precisão, liberando tempo para que o time se concentre em tarefas de valor agregado, como atendimento ao cliente e análise de dados.  

Como identificar se RPA é útil para seu negócio?  

Muitos gestores se perguntam como identificar se RPA é adequada para seu negócio. Alguns fatores indicam que uma empresa poderá se beneficiar com a tecnologia: tarefas repetitivas, processos transacionais, volume elevado de dados, necessidade de escalabilidade, pressão para reduzir custos e necessidade de processos mais rápidos são alguns exemplos.  

Antes de decidir pela implementação, é importante avaliar processos internos e identificar tarefas que podem ser automatizadas, e se essa automação traria benefícios significativos para a empresa. Também é importante realizar uma análise de custo-benefício antes de tomar a decisão. Seguem algumas dicas que podem ajudar:  

  • Escolha uma empresa que ofereça suporte e manutenção de longo prazo, seja flexível e possa adaptar a solução para atender às necessidades específicas do negócio;  
  • Verifique a reputação da empresa, sua comunicação e sua capacidade de se adaptar às tecnologias e tendências do mercado;  
  • E lembre-se que o orçamento mais baixo nem sempre garante a melhor qualidade do serviço, portanto, é importante considerar todos os critérios mencionados antes de tomar uma decisão.  
*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Sabrina Tonom

QA Manager na Anggle, empresa do Grupo JBQ.Global, especializada em testes de softwares, testes funcionais, smoke testing, performance, automação, testes de API, integrações, alocações de profissionais e treinamento.