Logomarca Indústria 4.0

Inteligência artificial e a empresa cognitiva no contexto da indústria 4.0

Empresa cognitiva utiliza IA e outras tecnologias cognitivas para automatizar e expandir processos e aumentar a eficiência

Por: Werner Floegel      12/02/2024

O termo “empresa cognitiva” tornou-se cada vez mais significativo no contexto da indústria 4.0 nos últimos anos. Envolve uma nova abordagem em que a inteligência artificial (IA) e outras tecnologias cognitivas são utilizadas para melhorar a tomada de decisões, aumentar a eficiência operacional e criar novos modelos de negócios.

As empresas cognitivas utilizam IA e outras tecnologias cognitivas para automatizar e expandir processos, aumentar a eficiência e melhorar a tomada de decisões. Por exemplo, a análise de dados, a aprendizagem automática e o processamento de linguagem natural são utilizados para obter insights, automatizar tarefas e tomar melhores decisões.

No livro de 2022 "Caminhos para a produção autônoma - um guia de inovadores para inovadores”, o professor Sand descreve a informatização (pelo menos parcial) das atividades cognitivas como um fator necessário para a implementação completa dos diferentes estágios de indústria 4.0. No artigo, ele indica o que constitui uma empresa cognitiva, quais as vantagens que ela oferece e por que está se tornando cada vez mais importante.

Elementos da empresa cognitiva

Um dos elementos mais importantes de uma empresa cognitiva é a sua capacidade de aprender e se adaptar. Em outras palavras, os dados estão no cerne de uma empresa cognitiva. Ao recolher e analisar grandes quantidades de dados de diferentes fontes, tais como interações com clientes, tendências de mercado ou experiências de utilizador, podem ser obtidos novos conhecimentos e tomadas melhores decisões para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, por exemplo, para reagir de forma mais eficaz a mudanças nas condições de mercado, requisitos do cliente e outros fatores.

Neste processo, uma empresa cognitiva depende de uma série de tecnologias cognitivas, incluindo:

  • Processamento de Linguagem Natural (PNL): permite que as máquinas entendam e interpretem a linguagem humana. Isso pode ser usado para automatizar as interações de atendimento ao cliente, analisar o clima nas redes sociais e obter insights de dados não estruturados.
  • Aprendizado de Máquina (ML): os algoritmos de ML permitem que as máquinas aprendam com os dados e melhorem seu desempenho ao longo do tempo. Isto pode ser usado para otimizar processos de negócios, prever o comportamento do cliente e identificar fraudes.
  • Visão computacional (CV): As tecnologias CV permitem que as máquinas interpretem dados visuais, como imagens e vídeos. Isso permite identificar erros nos processos produtivos, monitorar fluxos de tráfego e rastrear estoques.
  • Automação robótica de processos (RPA): RPA usa robôs de software para automatizar tarefas repetitivas, como entrada de dados e relatórios. Isso permite que os funcionários se concentrem em tarefas de maior valor.

Vantagens da empresa cognitiva

Mas, que vantagens uma empresa cognitiva oferece? A inteligência artificial é um componente-chave de uma empresa cognitiva, permitindo à empresa automatizar e otimizar seus processos, melhorar a tomada de decisões e criar novo valor para os clientes. E as empresas cognitivas estão se tornando cada vez mais importantes para uma série de razões, entre elas:

  • Maior eficiência: a automação e otimização de processos de negócios permitem que as empresas cognitivas aumentem a eficiência, reduzam custos e melhorem a qualidade.
  • Melhor tomada de decisões: o acesso a dados em tempo real e análises aprofundadas permite que as empresas tomem decisões bem fundamentadas com mais rapidez.
  • Melhor experiência do cliente: o uso de tecnologias cognitivas permite que as empresas ofereçam aos seus clientes experiências personalizadas, melhorando a satisfação e a fidelização dos clientes.
  • Vantagem competitiva: os sistemas cognitivos permitem que as empresas permaneçam à frente dos concorrentes, aprendendo e adaptando-se continuamente às mudanças nas condições do mercado.

Em suma, a empresa cognitiva é uma nova abordagem que utiliza IA e outras tecnologias cognitivas para automatizar processos de negócios e desenvolver novos modelos de negócios. Numa empresa cognitiva, os conceitos de “Visão, Compreensão e Estar preparado" são considerados etapas-chave no roteiro da indústria 4.0 e estão em constante desenvolvimento. Criar o futuro significaque as empresas cognitivas dependem da inteligência artificial e das tecnologias cognitivas no seu caminho para alcançar a produção autônoma.


Continua depois da publicidade


 

*Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Werner Floegel

Werner Floegel é diretor de Inovação Estratégica da Gemü