A Hannover Messe 2025, maior feira de tecnologia industrial do mundo, chegou ao fim na última sexta-feira (4), reunindo mais de 4 mil expositores em 15 pavilhões dedicados à inovação. Entre os destaques desta edição da feira, esteve a presença da delegação brasileira coordenada pelo programa de internacionalização Brazilian Indtechs in Germany (BiG), que levou os diretores de inovação das 11 scaleups de tecnologia industrial selecionadas para a sua terceira edição. A missão teve como foco posicionar as soluções brasileiras no cenário global, promovendo conexões estratégicas com o ecossistema europeu de inovação e indústria. Como parceiro oficial de mídia do BiG 2025, o Canal Indústria 4.0 acompanhou a missão em campo, documentando o impacto das tecnologias desenvolvidas no Brasil.

Um dos pontos altos da programação da delegação brasileira foi a participação das indtechs no Industrial Startup Stage, espaço de destaque da Hannover Messe dedicado às startups que estão transformando o setor industrial com soluções inovadoras. A apresentação coletiva das empresas brasileiras foi marcada por pitches impactantes, com CIOs e fundadores demonstrando não só domínio técnico, mas também a relevância das soluções frente aos desafios globais da indústria.
Veja aqui como foi a participação das indtechs no Industrial Startup Stage
A energia e o engajamento do grupo chamaram atenção do público e dos organizadores, reforçando o potencial do Brasil como polo de inovação digital industrial. A presença brasileira no palco foi descrita por participantes como "inspiradora" e deixou uma impressão positiva duradoura entre investidores e parceiros internacionais.
Continua depois da publicidade |
“Sem colaboração, não há inovação”, destacou Elton Siqueira Moura, Diretor Setorial de Inovação da Fapes, apoiadora do BiG 2025. “A apresentação deles serviu de inspiração para outras startups presentes no pavilhão. A energia e carisma dos brasileiros não passou despercebido pelo público que passava por lá, inspirando outras startups que ali se apresentariam”, disse. Representantes de outras delegações brasileiras, como da CNI e ApexBrasil, acompanharam o desempenho do pitch dos CIOs das 11 indtechs, ressaltando a colaboração e apoio mútuo dos brasileiros.
"A Hannover Messe está atraindo cada vez mais startups industriais e ecossistemas digitais", comentou Claudio Goldbach, idealizador do BiG e colunista do Canal Indústria 4.0. Em vídeo gravado direto da feira (abaixo), Claudio compartilhou suas impressões sobre os destaques da edição: a ascensão das indtechs, o papel da inteligência artificial e a relevância crescente da participação brasileira.
Segundo Claudio, "em quatro pavilhões já não se veem mais maquinários, mas telas de computador", o que reforça o potencial do Brasil como fornecedor de soluções digitais para a indústria. Ele também aponta que a inteligência artificial, embora ainda cercada de hype, está cada vez mais na pauta da alta gestão das empresas, mesmo que falte maturidade quanto ao uso de dados e aos reais custos envolvidos.
A missão brasileira também contou com o apoio de instituições como Findes, Fapes, Findeslab, Bcome.global, além da presença de representantes da Apex, CNI, FIERGS, FIESP e da Câmara Brasil-Alemanha, todos focados em posicionar o Brasil como um polo de inovação industrial, sobretudo na próxima edição do evento. Isso porque, em 2026, o país será o parceiro oficial da feira, substituindo o Canadá, que nesta edição trouxe mais de 240 empresas e deixou uma impressão positiva aos visitantes, destacou Claudio.
Além da presença das startups, a Novus Automation, apoiadora do BiG, marcou mais um ano de participação na feira – seu 26º consecutivo –, lançando o Climate Air+, uma solução IoT para monitoramento ambiental em ambientes críticos. A empresa também promoveu um jantar de confraternização para os membros da missão e uma palestra com seu CEO, Marcos Dillenburg, reforçando a sinergia entre inovação consolidada e novos empreendedores.
A avaliação unânime dos participantes é de que o Brasil tem hoje soluções plenamente competitivas no mercado global de tecnologia industrial. A presença na Hannover Messe não só gerou visibilidade para as empresas, como também abriu portas para futuras colaborações internacionais. “Nosso ecossistema de inovação aberta industrial é o mais evoluído do mundo”, destaca Claudio.
E a agenda da missão brasileira segue nesta semana. A delegação continuará até a quarta-feira (9) na Alemanha com visitas a hubs de inovação e speed datings com empresas estratégicas alemãs, voltadas especificamente para os desafios que as soluções brasileiras se propõem a resolver.
Acompanhe a cobertura completa aqui!
Gostou? Então compartilhe: