A aproximação entre os ecossistemas de inovação do Espírito Santo e de Santa Catarina avançou significativamente durante a missão internacional do Brazilian Indtechs in Germany (BiG 2025), que levou onze startups de tecnologia industrial para uma imersão de dez dias na Alemanha. A iniciativa, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), proporcionou uma série de interações estratégicas entre lideranças de inovação dos dois estados e resultou no encaminhamento de novas parcerias para fortalecer o ambiente de inovação e o atendimento às indústrias locais.
Organizado pelo Findeslab, hub de inovação da indústria capixaba, em parceria com a Bcome.global e com o apoio da Fapes, da Embaixada do Brasil em Berlim, da Novus, da Buuk e do Canal Indústria 4.0, o BiG 2025 é uma iniciativa inédita que conecta soluções tecnológicas brasileiras ao competitivo mercado europeu. A ação visa fortalecer a presença do Brasil na indústria global de tecnologia industrial. Como parte do programa de capacitação para internacionalização, indtechs selecionadas participaram no início de abril de uma missão na Alemanha, ao lado de apoiadores e organizadores, vivenciando uma imersão na cultura de inovação e no ambiente de negócios do país.
Durante a missão, representantes da Fapes e da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, mapear boas práticas e discutir estratégias de colaboração em temas como a construção de ecossistemas, priorização de programas de apoio a startups, avaliação de projetos de inovação e transferência de tecnologia. A interação intensa entre as comitivas, que se estendeu aos deslocamentos, almoços e visitas a empresas e centros de inovação, foi essencial para consolidar a confiança mútua e acelerar os encaminhamentos.
Continua depois da publicidade |
Segundo Elton Siqueira Moura, Diretor Setorial de Inovação da Fapes, a missão à Alemanha foi essencial para estreitar laços com representantes de outros ecossistemas de inovação industrial — tanto do país anfitrião quanto de regiões brasileiras, como Santa Catarina — e identificar sinergias capazes de se transformar em colaborações efetivas. Tulio Duarte, Vice-Presidente de Ecossistemas da Acate, ressaltou que a convivência intensa proporcionada pela imersão foi decisiva para o compartilhamento de experiências e, sobretudo, para a construção de uma relação de confiança entre os líderes, elemento-chave para o avanço de projetos conjuntos e sustentáveis.
Confira também a entrevista completa com Elton Siqueira e Túlio Duarte realizadas antes da missão internacional aqui!
Duarte destaca que a parceria entre os dois estados deve se consolidar em ações concretas voltadas à construção e ao fortalecimento de ecossistemas de inovação. Ele destaca que, enquanto o Espírito Santo está em processo de implantação de edifícios de inovação, Santa Catarina já acumula experiência prática nesse campo, o que pode ser compartilhado por meio de cooperação estruturada. Além disso, o diálogo entre os estados também inclui a avaliação de programas de inovação digital e o atendimento conjunto a demandas de grandes empresas nacionais por soluções tecnológicas e pesquisa aplicada, potencializando a capacidade de resposta dos dois ecossistemas.
Conforme destaca Siqueira, a imersão na Alemanha também evidenciou o papel fundamental das instituições de ciência e tecnologia (ICTs) na entrega de soluções aplicadas à indústria, apontando a importância de fortalecer a conexão entre academia, startups e setor produtivo — uma missão que tanto Fapes quanto ACATE assumem como prioritária em seus estados.
Assista à entrevista completa com Elton Siqueira Moura e Tulio Duarte e entenda como a construção de pontes entre os ecossistemas pode transformar o cenário de inovação no Brasil.
O Canal Indústria 4.0 esteve presente durante toda a missão, registrando de perto como as tecnologias brasileiras estão sendo projetadas para ganhar espaço no mercado internacional. Nos próximos dias, você confere aqui conteúdos exclusivos sobre os aprendizados, conexões e oportunidades que surgiram a partir dessa imersão.
Gostou? Então compartilhe: