Logomarca Indústria 4.0

Indústria 4.0 evolui, mas ritmo de digitalização perde velocidade, aponta estudo global

Levantamento da MHP mostra que China e EUA se distanciam da Europa e Reino Unido em maturidade digital

Por: Redação CIMM      07/04/2025 

O avanço da indústria 4.0 segue uma trajetória global de crescimento, mas com ritmos distintos entre os países. Essa é uma das principais constatações do Barômetro da Indústria 4.0 2025, estudo publicado pela consultoria de gestão e TI MHP em parceria com a Universidade Ludwig-Maximilians de Munique (LMU). O levantamento, que ouviu 823 representantes de empresas industriais na China, EUA, Alemanha, Áustria, Suíça e Reino Unido, aponta que o grau de digitalização segue em expansão no setor industrial mundial — embora em ritmo menos acelerado do que em anos anteriores.

Na corrida pela liderança digital, China e Estados Unidos ampliaram ainda mais sua vantagem sobre a região DACH (Alemanha, Áustria e Suíça) e o Reino Unido. De acordo com o estudo, esses dois países não apenas mantêm o protagonismo na adoção de tecnologias da indústria 4.0, mas também vêm se distanciando das demais regiões em maturidade digital, investimentos e escala de implementação de soluções tecnológicas.

"Publicamos o Barômetro há sete anos. Inicialmente, ele mapeou o benchmark da indústria 4.0 em toda a Alemanha e, desde então, vem medindo e comparando o nível de maturidade das tecnologias em escala global", destaca Markus Wambach, COO do Grupo MHP.

Desafio da integração

Apesar do avanço contínuo da digitalização no setor industrial, o estudo revela um sinal de alerta: o ritmo de crescimento tem sido mais lento do que o registrado nos primeiros anos de estudo. Especialistas apontam que, após uma fase de grandes investimentos e experimentações, muitas indústrias agora enfrentam o desafio da integração plena de tecnologias em processos já existentes, o que exige planejamento, adaptação cultural e qualificação de pessoas.


Continua depois da publicidade


Outro fator que pode explicar essa desaceleração é o cenário econômico global, que demanda maior cautela nas decisões de investimento, especialmente em projetos de transformação digital de médio e longo prazo.

Tecnologias emergentes

Desde 2018, o Barômetro da indústria 4.0 acompanha a evolução das tecnologias emergentes no setor industrial. O estudo permite comparar o status atual de maturidade digital entre países e identificar tendências de desenvolvimento. Entre os principais destaques da edição 2025 estão: a consolidação do uso de inteligência artificial (IA) e análise avançada de dados; a adoção crescente de soluções em nuvem e automação; a busca por maior eficiência energética e sustentabilidade via tecnologia; e os desafios culturais e organizacionais para impulsionar a transformação digital.

Oportunidades e aprendizados

Embora o estudo concentre-se em países da Europa, América do Norte e Ásia, os dados e tendências revelados pelo Barômetro 2025 servem de importante referência para o Brasil e América Latina. A corrida pela digitalização exige das empresas latino-americanas não apenas investimentos em tecnologia, mas também estratégias robustas de inovação, parcerias e desenvolvimento de talentos.

Estar atento aos movimentos globais e compreender o nível de maturidade de mercados mais avançados é fundamental para empresas que buscam se manter competitivas em um cenário industrial cada vez mais conectado e inteligente.

 

*Imagem de capa: Depositphotos.com

Gostou? Então compartilhe: