Valmet fornecerá fábrica de celulose completa com soluções de automação e válvulas para Arauco

A automação avançada e as soluções de controle da Valmet garantirão eficiência e sustentabilidade na operação da nova fábrica de celulose da Arauco

Por: Assessoria de Imprensa/ Central Press      07/10/2024 

O Conselho de Administração da Arauco aprovou o investimento em uma nova fábrica de celulose e selecionou a Valmet como fornecedora do projeto, sendo responsável pela entrega da fábrica de celulose completa, incluindo soluções de automação e flow control. Este será o maior projeto de fábrica de celulose em etapa única do mundo, com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas por ano. A partida da fábrica está prevista para o segundo semestre de 2027. A planta será construída em Inocência, no estado de Mato Grosso do Sul.  

O contrato está previsto para ser concluído até o final de 2024. O valor do pedido é superior a € 1 bilhão e deve ser incluído nos pedidos recebidos pela Valmet no quarto trimestre de 2024. A entrega antecipada terá um impacto importante para a Valmet em empregos e seus subcontratados, especialmente no Brasil, Finlândia, Suécia, Dinamarca, Índia e China.

“Esta é uma etapa importante e decisiva do nosso Projeto Sucuriú, que contará com alta expertise e tecnologia de ponta. Sendo o maior projeto de produção de celulose em etapa única do mundo, nossa escolha pela Valmet reflete o compromisso da Arauco em firmar parcerias com aqueles que compartilham nossa visão de inovação e práticas sustentáveis”, afirma o CEO Global da Arauco, Cristián Infante. 

O presidente e CEO da Valmet, Thomas Hinnerskov, mencionou que a nova fábrica de celulose da Arauco será o maior projeto de celulose em etapa única no mundo, servindo como uma vitrine para as tecnologias de processo sustentáveis da Valmet. Além disso, ressaltou que a planta irá gerar uma quantidade significativa de bioeletricidade excedente, contribuindo positivamente para o fornecimento de energia sustentável à rede nacional.


Continua depois da publicidade


Com a entrega da nova planta, a empresa poderá oferecer sua ampla gama de tecnologias de processo e automação, incluindo soluções de controle de fluxo, destacou o presidente da Linha de Negócios de Celulose e Energia da Valmet, Sami Riekkola. Ele enfatizou que, apesar de ser a maior planta já entregue, o projeto se baseará em tecnologias comprovadas e contará com inovações recentes em cozimento contínuo, além de um sistema de automação Valmet DNAe, visando eficiência energética e sustentabilidade.

“O desenvolvimento da indústria de celulose no Brasil tem sido substancial nos últimos anos. Para atender às demandas deste mercado e servir ainda melhor os clientes da região, a Valmet tem fortalecido sistematicamente sua presença e competências localmente. Nosso conhecimento sobre as condições locais, experiência na execução de projetos e compromisso em fornecer serviços de longo prazo para a nova planta, garantindo alta eficiência operacional e sustentabilidade, foram reconhecidos pela Arauco como fatores muito importantes em sua decisão de parceria com a Valmet”, afirma o presidente da Valmet América do Sul, Celso Tacla.

Detalhes sobre a entrega de tecnologia da Valmet para o Projeto Sucuriú

A Valmet fornecerá todo o processo de produção, desde o preparo de madeira até os fardos de celulose prontos para produzir celulose de fibra longa, assim como o sistema de automação e as soluções de flow control para toda a fábrica, incluindo aplicações de Internet Industrial da Valmet. O escopo de entrega da Valmet abrange engenharia, suprimentos e construção, além de construção civil e comissionamento no local. 

A entrega de tecnologia de processo da Valmet incluirá pátio de madeiras, cozimento e linha de  fibras, secagem e enfardamento de celulose, solução para manuseio de gases não condensáveis (NCG), evaporação, caldeira de recuperação, caldeira de biomassa, caustificação, forno de cal, secador de biomassa e gaseificador. 

A entrega de automação incluirá a nova geração do sistema digital de controle distribuído da Valmet, o Valmet DNAe, controles avançados de processos (APC), analisadores e transmissores on-line, bem como aplicações para a otimização em toda a fábrica, cobrindo todas as ilhas de processos. Os recursos de  Internet Industrial da Valmet incluem simuladores e otimizadores para ilhas de processos selecionadas, bem como a conectividade com o Valmet Performance Center. A entrega incluirá, adicionalmente, soluções de flow control com válvulas e automação de válvulas. 

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Automação robótica revoluciona fabricação de eletrônicos com aumento de 33% na produtividade

Estudo da ABB e Porsche Consulting destaca benefícios da robótica na produção, com ROI de até 1200% em 18 meses


Musk prevê 10 bilhões de robôs humanoides até 2040

Tesla acelera com o projeto Optimus e levanta debate sobre o impacto dos robôs na sociedade


Com foco na competitividade, calçadista investe em conceitos da indústria 4.0

Projetos implantados promovem uma queda superior a 20% no tempo de produção dos calçados e acessórios


Universal Robots lança UR AI Accelerator: Novo kit impulsiona inovações em cobots com IA

Com integração de IA e recursos avançados, solução acelera o desenvolvimento e amplia a eficiência dos cobots industriais