Lenovo: Líderes enfrentam desafios para escalar IA em novas linhas de produtos

Apesar do otimismo com a IA, CIOs têm dificuldade para medir o ROI, com quase metade não esperando retorno positivo em até três anos, segundo relatório da Lenovo

Por: Redação CIMM      06/05/2024 

A inteligência artificial (IA) está no topo da agenda para os Chief Information Officers (CIOs), de acordo com o relatório global anual da Lenovo, Inside the Tornado: How AI is Reshaping Corporate IT Today. No entanto, os CIOs estão lidando com desafios relacionados à velocidade, segurança e prontidão organizacional para implementar a tecnologia.

Segundo o estudo, mais da metade (51%) dos entrevistados consideram a IA/ML uma prioridade urgente, assim como a segurança cibernética. Esta urgência é impulsionada pela pressão para gerar impacto nos negócios, com 84% dos CIOs sendo avaliados com base em métricas de resultados.

Segundo Ken Wong, presidente da Lenovo, após anos de expansão para áreas não convencionais, agora os CIOs estão navegando por um turbilhão de inovações. “Isso é impulsionado pela promessa clara de adoção da IA ​​combinada com a pressão que os líderes de TI enfrentam para provar o valor desses investimentos e entregar resultados de negócios mensuráveis”.

Áreas como novas linhas de produtos, políticas éticas e cadeia de suprimentos carecem de preparação para escalar a IA rapidamente e, apesar do entusiasmo em relação ao impacto da IA (80%), os CIOs enfrentam desafios contínuos na medição  de seu retorno sobre o investimento (ROI). Enquanto 96% preveem um aumento nos investimentos, 61% consideram desafiador demonstrar o ROI, com 42% não esperando retorno positivo por pelo menos dois a três anos.

De acordo com os entrevistados, embora a IA seja promissora para a sustentabilidade, recursos de outras áreas-chave, como adoção da nuvem, sustentabilidade e remuneração de funcionários têm ficado em segundo plano.


Continua depois da publicidade


No entanto, 78% dos CIOs acreditam que a IA facilitará o cumprimento das metas de sustentabilidade da TI.

Enquanto os CIOs otimizam a preparação para a IA, preocupações sobre recursos humanos e financeiros persistem. Com 89% alertando sobre a importância do capital humano e apenas 20% prevendo um aumento significativo nos orçamentos de TI, logo, o desafio de equilibrar a expansão da IA com restrições orçamentais é nítido.

Para Wong, há uma oportunidade clara para orientar as empresas na compreensão e escalonamento da IA. Além de aconselhar sobre a mensuração eficaz do impacto desses investimentos, ele afirma que os esforços da Lenovo buscam ajudar os clientes a aproveitar ao máximo a IA, desenvolvendo estratégias coesas que abordem os desafios enfrentados pelos CIOs.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: