A startup espacial Agnikul arrecadou recentemente US$ 26,7 milhões em sua rodada de financiamento da série B antes do lançamento do seu primeiro foguete. De acordo com publicação da Reuters, com o investimento adicional a companhia juntou US$ 40 milhões ao longo de seus seis anos de existência.
A Agnikul pretende lançar um foguete suborbital de sua própria plataforma de lançamento nos próximos dois meses, o que seria o segundo lançamento privado da Índia depois do Vi kram-S da Skyroot .A empresa quer usar o financiamento mais recente para se preparar para lançamentos comerciais, à medida que o primeiro-ministro Narendra Modi procura privatizar o setor espacial e abri-lo ao investimento estrangeiro para cumprir o objetivo da Índia de aumentar a sua quota no mercado global de lançamentos e quintuplicá-la na próxima década.
Pouso de sucesso
Em agosto, a Índia venceu a Rússia e se tornou o primeiro país a pousar com sucesso no inexplorado pólo sul da lua, um feito que o cofundador e CEO da Agnikul, Srinath Ravichandran, disse que ajudou nas perspectivas de financiamento de sua startup.“Por causa do Chandrayaan-3, há muita credibilidade no sistema”, disse Ravichandran, referindo-se ao nome do módulo lunar. Ele se recusou a dizer quanto valia a empresa.
A Índia representa atualmente apenas 2% do mercado espacial comercial global de 400 mil milhões de dólares, uma percentagem que o governo disse querer expandir para 40 milhões de dólares até 2040.
Para incentivar os negócios, Agnikul pretende reduzir o custo dos lançamentos para “uma fração dos nossos concorrentes” e planeja oferecer uma plataforma de lançamento onde o preço não depende da massa da carga útil, disse Ravichandran.
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Agnikul começou a integrar o Agnibaan, seu veículo de lançamento personalizável de 2 estágios que pode levar até 300 kg (cerca de 660 lb) de carga útil para órbitas de cerca de 700 km (435 milhas).
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