Logomarca Indústria 4.0

Inteligência artificial: Como será o mercado de trabalho do futuro?

Não há indícios, atualmente, de que a inteligência artificial substituirá humanos no mercado de trabalho. Mas desafios surgirão

Por: Redação CIMM com Assessoria de Imprensa Robert Half      14/09/2023 

A crescente presença da inteligência artificial (IA) no mundo moderno levanta questões sobre seu impacto no mercado de trabalho. No entanto, a Robert Half, empresa global de recrutamento especializado, enfatiza que, atualmente, não há indícios de que a IA substituirá totalmente os trabalhadores humanos. Pelo contrário, as evidências apontam para uma relação de complementaridade.

A IA é vista como uma ferramenta para automatizar tarefas mecanizadas e padronizadas, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades que requerem habilidades humanas únicas, como senso crítico, criatividade e empatia.

Para Leonardo Berto, gerente da Robert Half, a transformação digital está constantemente moldando o mercado de trabalho. "Muitas profissões que estão em destaque hoje sequer existiam há alguns anos. Da mesma forma que algumas ocupações podem se tornar obsoletas, novas oportunidades surgirão", afirma Berto.

Ele enfatiza que a chave para reduzir o impacto da transformação digital no mercado de trabalho é a educação continuada. Profissionais devem se capacitar para desempenhar novas funções que a evolução tecnológica trará ou para supervisionar e colaborar com sistemas de IA.

Berto destaca que a responsabilidade recai em grande parte sobre o profissional, que deve ser protagonista de sua própria carreira. Isso envolve investir em qualificação técnica, bem como no aprimoramento de habilidades sociocomportamentais. "O poder analítico humano nunca perderá seu valor. Pelo contrário, ganhará ainda mais destaque nas ocupações do futuro", completa Berto.

Diante do cenário de inovação, a Robert Half identifica áreas e carreiras que podem surgir ou sofrer alterações significativas devido à IA.

Gerente de transformação digital

À medida que as empresas adotam cada vez mais a inteligência artificial e outras tecnologias avançadas, a transformação digital se torna um processo complexo. Os gerentes de transformação digital, portanto, serão responsáveis por conduzir a transformação de organizações, adaptando processos, capacitando a equipe para trabalhar com novas tecnologias e garantindo uma transição suave e bem-sucedida para um ambiente de trabalho orientado por IA.

Engenheiro(a) de prompt

A carreira de engenheiro (a) de prompt ainda não possui um curso específico, mas esse profissional desempenhará um papel crucial na interação entre humanos e máquinas nos próximos anos. Para que ferramentas como o ChatGPT, por exemplo, apresentem bons resultados, é essencial um input humano preciso.


Continua depois da publicidade


Leia também: O ChatGPT ameaça profissões?

Engenheiros(as) de prompt devem possuir um profundo conhecimento técnico do aplicativo de IA em questão, aliado a habilidades analíticas apuradas. Esses profissionais monitoram e interagem com a inteligência artificial para obter o melhor resultado possível da simbiose homem-máquina. Esse profissional é o elo entre as pessoas sem o conhecimento necessário de tecnologia e a IA.

Departamentos jurídico e governança

Para utilizar a inteligência artificial de maneira segura, as companhias precisarão adquirir conhecimentos jurídicos adicionais. A implementação concreta da IA ainda enfrenta lacunas regulatórias em muitos países, tornando-se um desafio interdisciplinar para as empresas. Além de advogados(as), outros especialistas de áreas como gerenciamento de dados, TI (segurança), compliance e marketing, também estarão envolvidos no desenvolvimento e operação de soluções de IA. Diante desse cenário, haverá um sistema de governança específico para o uso da inteligência artificial, que demandará profissionais conhecedores do assunto.

Especialista em cibersegurança de IA

Com a crescente integração de IA em sistemas críticos, a segurança cibernética se tornará uma preocupação ainda maior. Os especialistas em cibersegurança de IA se concentrarão em proteger os sistemas de IA de ataques, garantindo a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados e algoritmos, além de prevenir o uso malicioso de tecnologias de inteligência artificial.

Analista de dados avançados

A inteligência artificial pode coletar, processar e analisar grandes volumes de dados em tempo real, fornecendo insights valiosos para as empresas. Os analistas de dados precisarão aprimorar suas habilidades para trabalhar em conjunto com a IA, interpretando resultados complexos, identificando padrões ocultos e tomando decisões estratégicas com base nas informações fornecidas.

Engenheiro de manufatura com automação inteligente

A automação inteligente, impulsionada por IA e robótica avançada, terá um impacto significativo na indústria de manufatura. Engenheiros de manufatura precisarão se qualificar para projetar, implementar e supervisionar sistemas automatizados, além de trabalhar em colaboração com robôs e outras formas de IA para otimizar processos de produção.

Consultores

Um(a) consultor(a) que saiba responder a todas as perguntas sobre inteligência artificial muito provavelmente não existirá no futuro. O desafio dessas tecnologias, mas que também reforça o seu potencial, varia de companhia para companhia.

Uma tendência é que surjam consultores(as) com perfil técnico aguçado, especializados em entender, desenvolver e implementar soluções de IA. Esses profissionais provavelmente terão formação em matemática, ciência da computação, estatística ou áreas relacionadas. Por outro lado, haverá consultores(as) de aplicação, cujo papel será tornar os sistemas de IA utilizáveis em diversas disciplinas.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

 

Gostou? Então compartilhe: