Veículo elétrico impresso em 3D é aposta de startup alemã; veja vídeo

Modelo de veículo elétrico impresso em 3D é alternativa de transporte sustentável no futuro.

Por: Redação CIMM      08/12/2022 

A nFrontier, uma startup de mobilidade alemã, apresentou recentemente um veículo elétrico impresso em 3D que funciona como bike e automóvel ultracompacto. Esta solução inovadora, chamada de UILA, poderá ser uma alternativa de transporte sustentável no futuro. A novidade foi publicada pelo site especializado 3D Natives.

O protótipo feito com as soluções de polímeros da Stratasys, empresa israelense-americana referência em tecnologia e impressão 3D, foi apresentado durante a Formnext 2022. O objetivo da startup alemã, diz o texto, é oferecer uma opção de veículo que possa circular em ambientes urbanos lotados.

Para isso, o veículo oferece segurança extra graças ao seu formato coberto, que protege os usuários e possíveis perigos na estrada. Além disso, dispõe de acessórios normalmente mais associados a veículos, incluindo, entre outros, um moderno sistema de infoentretenimento com funcionalidades de smartphone, bem como a possibilidade de chamar o veículo estacionado para se dirigir até si ou segui-lo sem condutor. 

Mobilidade revolucionária 

O veículo descrito como um novo “dispositivo urbano”, tem 230 cm de comprimento, 170 cm de altura e 90 cm de largura. Além disso, suporta até 250 kg e pode acelerar a velocidades máximas de 25 km/h com um alcance de 60 a 70 km. Ele também pesa até um total de 70 kg.

O modelo de quatro rodas vem equipado com propulsão elétrica, volante, marcha à ré e capota (também impressa em 3D). O veículo é operado por um pedal com cinco modos de assistência, então, o condutor deverá pedalar ainda que suavemente para manter o veículo funcionando. 

Veículo em impressão 3D

A impressão 3D aparentemente foi a chave para o sucesso do produto por vários motivos. Em primeiro lugar, ao usar diferentes processos de AM, a nFrontier conseguiu reduzir o custo de produção das peças (em comparação com os processos tradicionais) e, ao mesmo tempo, economizar tempo graças à produção de peças internamente. 


Continua depois da publicidade


Para o CEO da nFrontier, Dnaiel Buening,“UILA é a resposta para alguns dos desafios mais presentes de nosso tempo, como as mudanças climáticas e a atual crise energética. A UILA não está apenas mudando radicalmente a maneira como nos deslocamos, mas também fornece uma solução de mobilidade verdadeiramente sustentável e revolucionária. Ao mesmo tempo, oferece um conjunto de funções e recursos digitais superando em muito os padrões atuais da indústria de bicicletas.” 

A nFrontier está atualmente preparando o UILA para produção em série e registro de tráfego na Alemanha para  2024.

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

MIT cria maior banco de dados de design de carros para acelerar a inovação automotiva

Ferramenta baseada em IA transforma o processo de design automotivo com dados abertos e simulações avançadas


Impressão 3D transforma fabricação e restauração de veículos históricos nos EUA

Com tecnologias de manufatura aditiva, a C.J. Moyna & Sons superou desafios de produção, ampliou sua inovação e preservou veículos históricos da construção civil


Nestlé Brasil inaugura "mini fábrica" para autoprodução de peças de reposição para linhas de operação

Centro de Manufatura Aditiva opera com impressão 3D de componentes para reparos nos processos de fabricação de máquinas de café profissionais vendidas em todo o país


Tupy investe R$ 58 milhões para modernizar fábricas e desenvolver motores a etanol

Financiamento do BNDES impulsiona a digitalização das fábricas e o desenvolvimento de motores a etanol para reduzir a pegada de carbono