Logomarca Indústria 4.0

Cervejaria pensada com base no gêmeo digital

Case com tecnologia da Siemens mostra como unir digitalização e eficiência energética na indústria

Por: Imprensa Siemens      10/11/2022 

Como trazer evolução para a fabricação de cerveja e inserir esse processo milenar no contexto da indústria 4.0, respeitando os princípios do ESG? Foi para responder essa pergunta que Rafael Gonçalves, diretor técnico da Greylogix, uma empresa que faz parte do programa Solution Partner da Siemens, participou do painel ESG na I4.0 - Digital Twin, do paradigma à prática. A palestra aconteceu no Siemens Innovation Forum 2022, no dia 30 de agosto, apresentando um case de uma cervejaria no Paraná, a ser entregue em novembro de 2023.

O case apresentado pelo executivo mostrou na prática como é possível trazer a digitalização para dentro dos processos industriais, incorporando atributos como a migração de fontes energéticas fósseis para renováveis, buscando a eficiência energética e a diminuição da pegada de carbono e economia de água. Dentro dessa evolução, também são pensadas novas utilizações para os resíduos e efluentes do processo produtivo, incentivando a economia circular e mostrando que a sustentabilidade também traz uma nova maneira de fazer negócios.

Gêmeos digitais na indústria 4.0

Como peça-chave dessa evolução, a utilização do Gêmeo Digital (Digital Twin) da Siemens, que possibilita a construção de uma cervejaria e a simulação de seus processos em ambiente totalmente digital e, com isso, permite melhor e mais rápido planejamento e implementação da tecnologia. “Antigamente, a engenharia civil cuidava da construção, a mecânica instalava seus equipamentos e a elétrica finalizava. Só então chegava a tecnologia e essa é a grande transformação que a indústria 4.0 nos trouxe. O Digital Twin é agora a pedra fundamental, o início de tudo”, diz Gonçalves.


Continua depois da publicidade


“A tecnologia está revolucionando os processos em toda a cadeia de valor ao fazer a representação virtual de um produto, processo de produção ou de seu desempenho. Dessa forma, o Gêmeo Digital potencializa uma melhora consistente em eficácia, minimiza taxas de falha e encurta ciclos de desenvolvimento”, diz Bianca Cerveira, Gerente de Desenvolvimento de Parcerias da Siemens.

Fomento à Inovação

O case da cervejaria contou com a subvenção econômica para apoio a projetos de inovação envolvendo tecnologias 4.0, lançado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). A Greylogix escolheu a tecnologia Siemens para integrar este projeto da cervejaria atendendo aos preceitos da Indústria 4.0 ao mesmo tempo em que considera e atende requisitos ESG (Ambientais, Sociais e de Governança, da sigla em inglês).

O projeto lança mão de tecnologias habilitadoras como: computação de borda, gêmeo digital, inteligência artificial, internet das coisas (IoT), manutenção preditiva, computação em nuvem, entre outras. A Siemens foi escolhida para aplicar a tecnologia do Gêmeo Digital do início ao fim. Também participou do projeto a empresa Egisa.

ESG como negócio

O projeto da cervejaria prevê que a fonte de calor, atualmente proveniente de combustíveis fósseis, seja 100% substituída por energia eólica ou solar, que virá do teto da fábrica. Outra iniciativa sustentável foi a diminuição do consumo de água (dos atuais 10 litros para seis na produção de um litro de cerveja). Os resíduos sólidos também ganharam outro destino diferente de aterros com o aproveitamento de proteínas para uso animal ou humano. Quanto ao CO2, se a planta produz menos de 500 mil litros por mês, não vale a pena fazer a captura e reutilizar. A estratégia foi usar o CO2 de fermentação que vem em cilindros e transformá-lo em composto para o setor civil, por meio de uma rota alcalina.

 

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: