Logomarca Indústria 4.0

Até 60 vezes a vida útil: igus produz o primeiro tribo-material do mundo para impressão 3D DLP

iglidur i3000 permite a impressão 3D DLP de peças de desgaste particularmente duráveis na faixa milimétrica.

Por: Assessoria de Imprensa/ igus      28/06/2022 

Com o iglidur i3000, a igus está agora apresentando a primeira resina de impressão 3D do mundo especificamente para a impressão de peças de desgaste em DLP 3D. Isto permite a fabricação de aditivos de componentes particularmente pequenos e precisos com uma vida útil 30 a 60 vezes maior do que com resinas de impressão 3D convencionais. A igus também está expandindo seu serviço de impressão 3D com impressoras DLP que atingem uma resolução de 0,035 milímetros.

Para componentes na faixa de milímetros, impressoras 3D que usam Processamento Digital de Luz (DLP) são particularmente adequadas. O processo atinge uma resolução muito fina sob as diversas tecnologias de impressão 3D. Resoluções de apenas - 0,035 milímetros são possíveis, cerca da metade da espessura de um cabelo humano. Para permitir este nível de precisão, um projetor lança camada após camada do modelo 3D sobre a superfície de uma resina líquida especial. A rede de regiões correspondentes está sob a influência da luz. Após a cura, a plataforma de construção é rebaixada por uma camada para que a próxima exposição possa ter lugar. Isto cria componentes minúsculos camada por camada - incluindo engrenagens com pontas de apenas 0,2 milímetros de espessura. Estas pontas têm superfícies extremamente lisas que não requerem pós-tratamento.

Com a nova resina de impressão 3D iglidur i3000-PR, os usuários podem se beneficiar da tecnologia igus tribo do igus com esta tecnologia de impressão 3D, aumentando assim significativamente a vida útil de suas aplicações móveis.

A vida útil pode ser estendida em 60x

"Um problema comum é que pequenos componentes feitos de resinas de impressão 3D disponíveis comercialmente, tais como engrenagens para fabricação de modelos, não são particularmente robustos e falham rapidamente", diz Tom Krause, Chefe de Fabricação de Aditivos da igus. A igus desenvolveu, portanto, o iglidur i3000 para impressão DLP 3D. Ele é tribologicamente otimizado e, portanto, é muito mais resistente ao desgaste.


Continua depois da publicidade


"Fomos capazes de provar em testes de laboratório que a vida útil do iglidur i3000 é pelo menos 30 vezes maior do que 10 resinas de impressão comercialmente testadas em 3D. Em algumas aplicações, esperamos até um aumento da vida útil em 60 vezes". Outra vantagem: A manutenção necessária para o trabalho de lubrificação é zero. Os lubrificantes sólidos microscópicos são integrados ao material. Eles são liberados independentemente durante o movimento.

Pequenos componentes especiais produzidos rapidamente

Além da própria resina de impressão 3D, os clientes podem encomendar componentes feitos a partir dela diretamente da igus. A igus também está expandindo seu serviço de impressão 3D. Embora os clientes pudessem anteriormente escolher entre os processos de impressão 3D de sinterização a laser seletiva (SLS) e modelagem de deposição fundida (FDM), no futuro eles também poderão ter componentes fabricados com impressoras DLP 3D. Os melhores detalhes e até mesmo os canais internos podem ser facilmente alcançados.

"Estamos entrando agora na fase de testes beta com os primeiros clientes. Ao mesmo tempo, estamos trabalhando para garantir que a impressão DLP 3D também esteja disponível na ferramenta online que os clientes podem usar para carregar arquivos STEP para seus componentes ou configurar engrenagens em apenas alguns cliques", diz Krause, acrescentando: "Graças à combinação de impressão 3D e configuração online, semanas de espera por componentes especiais livres de desgaste são coisa do passado. Em 2021, a igus produziu mais de 200.000 componentes resistentes à abrasão usando a impressão 3D em Colônia, sem quantidade mínima de pedidos, até 10.000 unidades. Especialmente em tempos de gargalos e sistemas de fornecimento de energia interrompidos, a impressão em 3D é uma alternativa viável".

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: