Logomarca Indústria 4.0

Automação industrial contribui para eficiência e redução de custos de produção

Brasil precisa desenvolver áreas ligadas à tecnologia para se tornar competitivo, mas empresas catarinenses já investem no conceito de Indústria 4.0.

Por: Krona      20/09/2021 

A utilização de equipamentos como robôs, sensores e inteligência artificial otimiza o fluxo das operações nas indústrias de todo o país. Por isso, há quem acredite que o futuro da indústria brasileira está na automação dos processos: diretamente relacionada à Indústria 4.0, também conhecida como “quarta revolução industrial”, a automação dos processos industriais é vista hoje como o futuro das operações fabris. A inserção da tecnologia nas atividades possibilita que as etapas de produção ocorram de forma mais ágil, eficiente e com menor chance de falhas.

Enquanto estratégia, a automação industrial pode ser adotada por empresas de todos os portes, pois contribui para a produtividade e para a redução de custos: de acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Indústria 4.0 pode contribuir para reduzir no mínimo R$ 73 bilhões em custos industriais por ano.

Isso se deve à automatização de processos e a possibilidade de prever falhas e agir de forma preventiva: por meio de tecnologias como o monitoramento remoto, o uso de robôs e de inteligência artificial, a interferência humana nas operações se torna cada vez menor, o que minimiza as chances de erro e agiliza as atividades.

Indústria 4.0 no Brasil

Hoje, o setor industrial brasileiro caminha nessa direção. A automatização está cada vez mais presente no dia a dia das fábricas, e os princípios da Indústria 4.0 se tornam realidade em diversas empresas. Com o acesso remoto e o monitoramento em tempo real, muitas indústrias vêm se descentralizando, rompendo barreiras físicas e ampliando seus departamentos de análise de dados. A expectativa da ABDI é que, até 2028, 15% das indústrias do país estejam adaptadas e atuantes de acordo com esse conceito.

No entanto, campos do conhecimento que são cruciais para o desenvolvimento e implementação da Indústria 4.0 ainda estão em desenvolvimento no Brasil: o Big Data, a inteligência artificial e a internet das coisas são exemplos de áreas que ainda precisam crescer no país para que cada vez mais indústrias se apropriem dessas tecnologias. De acordo com um estudo realizado em 2019 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Brasil ainda não podia ser considerado parte do conceito de indústria 4.0 e precisaria desenvolver essa área para ser competitivo no cenário global.


Continua depois da publicidade


Mas isso não impediu que indústrias brasileiras de diversos setores buscassem tecnologia para adaptar seus processos de produção. Um exemplo de empresa catarinense que vem se adaptando ao modelo de indústria 4.0 e busca ser uma referência nessa implementação é a Krona Tubos e Conexões que, em fevereiro deste ano, instalou uma nova unidade fabril em Joinville (SC). Com um investimento total de R$ 15 milhões, a fábrica de 2 mil metros quadrados possibilitou a geração de cerca de 140 mil empregos diretos.

Toda a unidade é 100% conectada e possui um sistema de monitoramento dos equipamentos em tempo real, o que permite que todo o processo seja acompanhado de forma remota. Os dados são armazenados em nuvem, o que contribui para ações preventivas e previsão de eventuais falhas a partir da análise das informações sobre o funcionamento da fábrica. Além disso, os sistemas automatizados de montagem contam com a presença de robôs.

A Krona tem ainda duas outras unidades em Joinville, cidade-sede da empresa desde sua fundação há 27 anos, e uma em Marechal Deodoro (AL). Entre seus produtos estão tubos e conexões para água fria, água quente e esgoto, acessórios hidráulicos, bem como uma completa linha elétrica. A Krona é referência em qualidade na construção civil, e possui soluções completas para projetos residenciais, comerciais e industriais.

Gostou? Então compartilhe: