Logomarca Indústria 4.0

Webinar: Evolução da pesquisa e das aplicações de tecnologias de IA abrem novas oportunidades, diz estudo

Relatório será apresentado em evento on-line, que também vai debater as oportunidades do setor no Brasil e no Reino Unido.

Por: Assessoria de Imprensa      26/04/2021 

O governo britânico e o  Ministério das Relações Exteriores celebram o estudo produzido pelo Centre for Artificial Intelligence - C4AI (centro de pesquisa para IA no Brasil), que apresenta o mapeamento de oportunidades em IA no Brasil e no Reino Unido. Seu objetivo maior é construir referências para que empresas, universidades e instituições de governo do Reino Unido e do Brasil possam reconhecer pontos de sinergia e avançar na colaboração entre as duas nações nessa tecnologia. A Inteligência Artificial (IA) possui uma grande diversidade de aplicações práticas, além de uma natureza transversal que não limita seu impacto a um único setor, mas cria oportunidades comerciais importantes e gera impactos profundos na vida das pessoas.  

O novo embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, lembrou que “o cientista britânico pioneiro da computação, Alan Turing, é amplamente considerado como o principal impulsionador e inspirador de grande parte do desenvolvimento da IA.” 

O Reino Unido é reconhecido internacionalmente por sua liderança em pesquisa e pela excelência das instituições que constituem seu sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O Alan Turing Institute, criado em 2015, é uma instituição dedicada à ciência de dados e à IA e ao suporte operacional e de políticas públicas. 

Uma outra decisão de governo britânico que ganhou enorme relevância entre as iniciativas voltadas para a inovação tecnológica encontra-se nos centros Catapult, que se disseminaram por todo o Reino Unido a partir de 2013. Coordenados pela Innovate UK, formaram a Rede Catapult que integra nove centros de excelência com presença nacional, que têm como objetivo catalizar tecnologias disruptivas nas áreas que envolvem o Digital, a Genética, Semicondutores, Cidades Conectadas, Energia, Manufatura, Medicina, Energias Renováveis e Satélites.  


Continua depois da publicidade


O embaixador Peter Wilson enfatizou que “o Reino Unido continua a ser líder mundial em IA e um dos melhores lugares do mundo para que as empresas que desenvolvem e implantam IA possam começar, crescer e prosperar. Estamos comprometidos em trabalhar com parceiros internacionais para garantir que a IA seja desenvolvida e utilizada de forma ética, segura e responsável”. 

O Brasil possui um sistema regulatório-legal avançado e diversificado que nada fica a dever para os países que fazem ciência na fronteira do conhecimento. No ínicio deste mês foi publicada a Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial, que reforça o compromisso nacional com a pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções em IA, seu uso ético e responsável, buscando sempre uma abordagem multissetorial para o tratamento de tecnologias emergentes. 

Contando com centenas de universidades e com tradicionais órgãos de coleta e produção de dados, o Brasil possui um ecossistema de inovação maduro e sofisticado, o que contribui para que o país seja o principal destino de investimentos na América Latina. Segundo o Relatório “Artificial Intelligence Index 2021” e a própria OCDE, o Brasil é um dos países com o maior crescimento em contratação de profissionais de IA entre 2016 e 2020, demonstrando o dinamismo do setor em nível nacional. Nesse particular, o País tem fomentado a criação de centros de IA aplicada e reunido expertise nacional na Rede MCTI-EMBRAPII de Inovação em IA, a maior do país na área. 

A necessidade de retomar o impulso pelo crescimento anima tanto o Brasil quanto o Reino Unido, ainda que estejam assentados em estruturas, histórias e instituições distintas. As duas nações buscam obstinadamente a elevação da competitividade de suas economias. As sinergias despertadas pela busca comum de tecnologias de IA mais avançadas, capazes de elevar o padrão de vida de ambas as populações, descortinam novos horizontes para a cooperação ainda mais virtuosa entre Brasil e Reino Unido. 

A colaboração com nações que compartilham valores similares e a expansão da comunidade de IA são essenciais para aumentar as capacidades de co-criação de soluções tecnológicas, capazes de gerar novos produtos e de responder aos desafios globais. “O Brasil participa ativamente dos principais mecanismos internacionais sobre IA, aderiu  à Recomendação da OCDE sobre IA (2019), participa ativamente das negociações em  curso sobre Ética em IA no âmbito da UNESCO e aderiu à Global Partnership on Artificial  Intelligence (GPAI). O Brasil atribui particular importância à cooperação bilateral com o Reino Unido em IA, estimulando pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções conjuntas na área”, disse o Embaixador Sarquis José Buainain Sarquis, Secretário de  Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores. 

Brasil e Reino Unido oferecem um conjunto atraente de possibilidades para o investimento e crescimento de empresas de tecnologia. Além das dimensões continentais de seu mercado, o Brasil é um país de referência e que continua sendo a grande porta de entrada para todo o mercado latino-americano, composto por mais de 620 milhões de pessoas. 

No dia 27 de abril, durante um evento online, haverá o lançamento do relatório “A  Inteligência Artificial no Brasil e no Reino Unido – Oportunidades para a  cooperação em pesquisa, negócios e governos”. Neste webinar, além da  apresentação das principais conclusões do relatório haverá um debate com especialistas  sobre as oportunidades de novas parcerias em AI entre os dois países. 

Mais informações sobre o evento aqui.

 

Gostou? Então compartilhe: