Logomarca Indústria 4.0

Siemens investe em soluções de IA e IoT para auxiliar implantação de soluções inteligentes no chão de fábrica

Por: Redação CIMM      22/04/2021 

A Siemens anunciou nesta semana parceria com o Google Cloud para otimizar processos de fábrica e melhorar a produtividade no chão de fábrica. A empresa pretende integrar as tecnologias líderes de nuvem de dados e inteligência artificial/machine learning (IA/ML) do Google Cloud com suas soluções de automação de fábrica. Paralelamente, a empresa também lançou a plataforma Industrial Edge Management, como parte da expansão da sua oferta de soluções industriais de IoT. A plataforma gerencia dispositivos e apps conectados em Edge ao longo de toda cadeia produtiva.

IA e Machine Learning

Os dados direcionam os processos industriais de hoje, mas muitos fabricantes continuam a usar software legado e vários sistemas para analisar as informações da planta, o que consome muitos recursos e requer atualizações manuais frequentes para garantir a precisão. Além disso, embora os projetos de IA tenham sido implantados por muitas empresas em "ilhas" no chão de fábrica, os fabricantes têm lutado para implementar IA em escala em suas operações globais.

O objetivo da cooperação entre o Google Cloud e a Siemens é tornar a implantação de IA em conexão com o Industrial Edge - e seu gerenciamento em escala - mais fácil, capacitando os funcionários enquanto trabalham no chão de fábrica, automatizando tarefas rotineiras e melhorando a qualidade geral .

Ao combinar a nuvem de dados do Google Cloud e os recursos de IA/ML com o portfólio de Digital Industries Factory Automation da Siemens, os fabricantes poderão harmonizar seus dados de fábrica, executar modelos de IA/ML baseados em nuvem sobre esses dados e implantar algoritmos na borda da rede. Isso permite aplicações como inspeção visual de produtos ou previsão do desgaste de máquinas na linha de montagem.

“O potencial da inteligência artificial para transformar radicalmente o chão de fábrica está longe de se esgotar. Muitos fabricantes ainda estão presos em 'projetos-piloto' de IA hoje - queremos mudar isso”, disse Axel Lorenz, vice-presidente de controle da Factory Automation da Siemens Digital Industries. “Combinar a tecnologia IA/ML do Google Cloud com as soluções da Siemens para Industrial Edge e operação industrial será uma virada de jogo para a indústria de manufatura”.

IoT

Com o novo sistema  Industrial Edge Management lançado nesta semana, os usuários podem instalar remotamente aplicativos e funções de software em dispositivos de borda distribuídos, além de monitorar o status de cada ferramenta conectada. Em combinação com hardware e software existentes, a plataforma aberta Industrial Edge oferece aos usuários uma solução perfeita e “ready to use” para processamento de dados no nível da produção, com gerenciamento do ciclo de vida de aplicativos e dispositivos.


Continua depois da publicidade


Com o novo sistema Industrial Edge Management, as soluções Edge distribuídas e seus status podem ser monitorados, diagnosticados e gerenciados por administradores de TI e equipes de Engenharia e Manutenção. Isso significa que novos aplicativos de software podem ser implementados em toda a empresa e com segurança em todos os dispositivos Industrial Edge conectados.

A gestão de software central minimiza ou até mesmo elimina completamente o esforço envolvido na manutenção e atualizações para instâncias de software distribuídas. O software existente, já em linguagem padrão de TI (Docker) pode ser aplicado ao Industrial Edge. Além disso, os usuários sempre podem desenvolver seus próprios aplicativos Edge para atender aos requisitos específicos de cada empresa. 

Atualizações funcionais e relacionadas à segurança são fornecidas pela Siemens por meio do sistema Edge Management. Essas atualizações podem então ser agendadas para implantação em dispositivos Edge conectados para atender aos requisitos de segurança de uma solução industrial de IoT, por exemplo.

Segundo a empresa, com essa nova plataforma de gestão “ready to use”, os administradores de TI podem implementar aplicativos de Edge altamente automatizados e confiáveis na produção, e gerenciá-los durante todo o ciclo de vida dos ativos. Além disso, a liberdade de efeitos retroativos entre os sistemas de automação e de Edge ajuda a garantir a alta disponibilidade do sistema de automação. 

O sistema Edge Management pode ser operado dentro da infraestrutura da empresa, por exemplo na produção, e é especificamente adaptado aos requisitos dos usuários que valorizam a segurança dos dados. Futuramente, também será possível operar o sistema de gestão em infraestruturas em nuvem.

Com a oferta Siemens Industrial Edge, a companhia está simplificando a coleta e análise de dados de máquinas e trazendo padrões de TI, com aplicativos baseados Docker, para análise e processamento de dados – integrados em sistemas de automação.

Gostou? Então compartilhe: