A Ford continua a conduzir o futuro da impressão 3D automotiva, desta vez se juntando à HP para reutilizar de forma inovadora pós e peças impressas em 3D, fechando o ciclo e transformando-as em peças de veículos moldadas por injeção.
A sustentabilidade é uma prioridade para ambas as empresas, que por meio da exploração conjunta levou a essa solução improvável e ecologicamente correta. As peças moldadas por injeção resultantes são melhores para o meio ambiente, sem comprometer os padrões de durabilidade e qualidade que a Ford e seus clientes exigem.
Os materiais reciclados estão sendo usados para fabricar clipes de linha de combustível moldados por injeção, instalados primeiro nos caminhões Super Duty F-250. As peças possuem melhor resistência química e à umidade do que as versões convencionais, são 7% mais leves e custam 10% menos. A equipe de pesquisa da Ford identificou 10 outros clipes de linha de combustível em veículos existentes que poderiam se beneficiar deste uso inovador de material e estão migrando para modelos futuros.
“Encontrar novas maneiras de trabalhar com materiais sustentáveis, reduzindo o desperdício e liderando o desenvolvimento da economia circular são as paixões da Ford”, disse Debbie Mielewski, pesquisadora técnica da Ford, Sustentabilidade. “Muitas empresas estão encontrando ótimos usos para tecnologias de impressão 3D, mas, junto com a HP, somos os primeiros a encontrar uma aplicação de alto valor para resíduos de pó que provavelmente teriam ido para aterros sanitários, transformando-os em peças automotivas funcionais e duráveis”.
As impressoras 3D HP já são projetadas para alta eficiência, com sistemas e estruturas para minimizar o excesso de material que geram e reaproveitar uma porcentagem maior do material colocado nelas. Trabalhando com a Ford, que usa a tecnologia de impressão 3D da HP no Advanced Manufacturing Center da empresa, a equipe criou esta solução que produz zero desperdício.
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“Você obtém processos de fabricação mais sustentáveis com 3D, mas estamos sempre nos esforçando para fazer mais, impulsionando nossa indústria para encontrar novas maneiras de reduzir, reutilizar e reciclar pós e peças”, disse Ellen Jackowski, diretora de sustentabilidade e impacto social da HP . “Nossa colaboração com a Ford amplia ainda mais os benefícios ambientais da impressão 3D, mostrando como estamos reunindo setores totalmente diferentes para fazer melhor uso dos materiais de fabricação usados, permitindo uma nova economia circular.”
Por sua vez, a Ford está desenvolvendo novas aplicações e utilizando uma infinidade de diferentes processos e materiais para impressão 3D, incluindo filamentos, areia, pós e polimerização em cuba líquida. A empresa já emprega impressão 3D para uma variedade de peças de veículos comerciais de baixo volume, bem como acessórios usados por trabalhadores de linha de montagem, economizando tempo e melhorando a qualidade.
Em toda a empresa, a Ford tem como meta atingir materiais 100% sustentáveis em seus veículos.
“A chave para alcançar nossas metas de sustentabilidade e resolver os problemas mais amplos da sociedade é trabalhar com outras empresas com ideias semelhantes - não podemos fazer isso sozinhos”, disse Mielewski. “Com a HP, definimos o problema de resíduos, resolvemos desafios técnicos e encontramos uma solução em menos de um ano, algo de que todos nos orgulhamos.”
Três outras empresas ajudaram a Ford e a HP a tornar o resultado do projeto possível.
SmileDirectClub, a empresa de higiene bucal de última geração com a primeira plataforma de tecnologia médica para endireitar dentes, opera a maior instalação de sistemas de impressão 3D HP nos EUA. A frota da empresa de mais de 60 impressoras 3D HP produz mais de 40.000 alinhadores por dia. As peças impressas em 3D usadas resultantes são coletadas e recicladas com a HP para aumentar o volume para a Ford.
O produtor de resina Lavergne, um parceiro de reciclagem de longa data da HP, transforma esses moldes e o pó descartado das impressoras 3D HP da Ford em pellets de plástico reciclado de alta qualidade, adequados para moldagem por injeção. As pelotas são então moldadas em clipes de linha de combustível pelo fornecedor da Ford ARaymond, que projeta, projeta e fabrica sistemas de montagem.
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