Logomarca Indústria 4.0

Fujitsu e Kongsberg Enfrentam Emissões de Gases com Efeito de Estufa com Solução de IA

Por: Noticias e tecnologia      02/07/2019 

A Fujitsu anunciou o novo web service digital Vessel Fuel Optimization, baseado em Inteligência Artificial (IA), que permite que as empresas marítimas cortem nas despesas de combustível dos grandes navios e vão ao encontro dos novos regulamentos de baixos níveis de enxofre no combustível – reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa – tudo sem exigir uma reengenharia de navios complexa, nem grandes gastos por parte dos proprietários e operadores dos navios.

Actualmente, os proprietários e operadores de navios enfrentam aumentos significativos nos custos do combustível – um dos maiores custos operacionais dos operadores marítimos – para cumprir com os novos regulamentos de baixos níveis de enxofre no combustível impostos por reguladores internacionais e da UE. Os transportes marítimos internacionais são uma grande e crescente fonte de emissões de gases com efeito de estufa, e substituir as reservas globais actuais por combustíveis que cumpram o novo conteúdo máximo de 0,5% de enxofre exigido pela Organização Marítima Internacional (OMI) a partir de 1 de janeiro de 2020 pode acrescentar 35 mil milhões de dólares em despesas ao sector como um todo, de acordo com algumas previsões.

O serviço Fujitsu Vessel Fuel Optimization (VFO) é a primeira oferta resultante de uma nova parceria entre a Fujitsu e a Kongsberg Digital, um fornecedora líder a nível mundial de soluções digitais e software de próxima geração a clientes nos sectores do transporte marítimo, do petróleo e do gás, das energias renováveis e das utilities. Correspondendo à expectativa de proporcionar uma gama de soluções digitais rentáveis à indústria do mar, este serviço é disponibilizado como parte do portfólio de soluções ecológicas digitais Kognifai Services, da Kongsberg.

Serviço fácil de usar gera poupanças imediatas e substanciais em várias classes de navios


Continua depois da publicidade


O serviço Fujitsu VFO é fácil de usar e aplicável a um vasto conjunto de classes de navegação, gerando poupanças imediatas e substanciais para os clientes, ao mesmo tempo que os coloca na rota certa para cumprir objectivos de redução de gases com efeito de estufa no sector de transporte marítimo. Não é necessária qualquer instalação de sensores ou software nas embarcações, pois o serviço é uma aplicação baseada na web que pode ser implementada de imediato. Recorre a IA para aprender as estratégias dos capitães e os desempenhos dos navios, combinando esses dados com previsões meteorológicas e hidrográficas, como vento, ondas e correntes oceânicas, e recomenda as melhores rotas para maximizar a eficiência energética, a segurança e a rentabilidade. 

O serviço VFO, desenvolvido pelos Fujitsu Laboratories, é uma solução de ponta para optimização da rota dos navios com base em IA e análise de dados, capaz de utilizar dados open-source AIS (Automatic Identification System). Ele permite que os comandantes dos navios e os gestores em terra sigam rotas planeadas e actualizadas e mantenham o diálogo com a tripulação acerca da rota óptima, ajudando a poupar combustível. Novos serviços de valor acrescentado também irão poder ser disponibilizados, aproveitando os contributos dos VDRs (Vessel Data Recorders) dos navios, como o histórico do motor e os dados dos sensores em embarcações mais modernas e que apostam na recolha de dados.

Yves de Beauregard, Responsável de Digital Business Solutions na Fujitsu EMEIA, afirma: “A indústria naval está prestes a sofrer uma alteração global para um novo combustível, com implicações tão grandes que já foram comparadas à mudança do carvão para o vapor. O serviço Fujitsu Vessel Fuel Optimization é uma solução rápida e simples que irá conduzir à redução das despesas de combustível e a uma capacidade de manter a rentabilidade, ao mesmo tempo que contribui para um ar mais limpo e para menores emissões de gases com efeito de estufa.”

Vigleik Takle, SVP de Maritime Digital Solutions na Kongsberg Digital, comenta: “A Kongsberg Digital reagiu rapidamente à pressão que o sector dos transportes marítimos enfrenta para cumprir os novos regulamentos de combustível, e oferece aos clientes inovadoras soluções digitais na Kognifai que proporcionam resultados tangíveis e um rápido retorno do investimento. Escolhemos trabalhar com a Fujitsu devido à liderança da equipa em IA e análise avançada, pois estas apresentam oportunidades valiosas para melhorar por uma grande margem as eficiências operacionais das frotas. Aproveitando a infra-estrutura fornecida pela Vessel Insight, da Kongsberg, o novo serviço VFO é a primeira solução de uma parceria que irá alargar-se para dar resposta a um conjunto de importantes resultados de negócio para a indústria naval.”

A Fujitsu e a Kongsberg Digital têm um compromisso de longo prazo para com a preservação do ambiente, através da criação e disponibilização de soluções amigas do clima e rentáveis para o negócio. Esta abordagem de co-criação única vai aproveitar a força da Fujitsu em tecnologias de análise de dados e IA de vanguarda, e a vasta competência e experiência da Kongsberg Digital no sector, para proporcionar um conjunto de soluções digitais rentáveis à indústria naval.

Gostou? Então compartilhe: