Logomarca Indústria 4.0

Novas tecnologias para indústria 4.0, fóruns setoriais e parcerias estratégicas marcam a Automation Fair, na Pensilvânia (EUA)

Feira de automação industrial na Pensilvânia (EUA) apresenta inovações tecnológicas para a Indústria 4.0

Por: Infor Channel      11/12/2018 

Promovida pela Rockwell Automation, líder mundial em automação industrial, a Automation Fair® 2018 teve na programação laboratórios de demonstração das mais novas soluções tecnológicas, fóruns setoriais e também os detalhes da parceria estratégica com a PTC, fabricante de software industrial.

Nos dias 14 e 15 de novembro de 2018, a Rockwell Automation (www.rockwellautomation.com.br), promoveu a Automation Fair®, maior feira anual de automação das Américas, no Pennsylvania Convention Center, na Filadélfia, Pensilvânia (EUA). O evento ofereceu aos mais de 10 mil profissionais participantes, entre clientes, fornecedores e parceiros, a oportunidade de descobrirem como a empresa conectada pode tornar as empresas globalmente mais competitivas. O Brasil foi representado por 90 executivos que também foram ao evento para conhecer as novidades tecnológicas.

A programação contou com as mais recentes inovações de150 expositores, fóruns e palestras com especialistas, tour técnico guiado em português, laboratórios de demonstração de tecnologias de última geração, produtos e soluções para automatizar empresas nas áreas automotiva, química, alimentos, energia, segurança, entre outras, e lounges para networking com especialistas.

Na abertura do evento, Blake Moret, CEO da Rockwell Automation Global, compartilhou sua visão de dar vida a empresa conectada e como os fabricantes podem expandir as capacidades humanas de suas fábricas, ligando pessoas, máquinas e dados, ajudando-os a serem mais eficazes e produtivos.
Além disso, Moret explicou que o programa Rockwell Automation PartnerNetwork oferece acesso à fabricantes globais de uma rede colaborativa a alcançar a otimização de toda a planta das fábricas, melhorar o desempenho da máquina e atender aos automaobjetivos de sustentabilidade.

Para o Diretor Regional da Rockwell Automation no Brasil, Rodrigo Marangon, a Automation Fair é o evento mais completo para conhecimento de soluções tecnológicas inovadoras e avançadas para a Indústria 4.0. “É uma grande oportunidade para as empresas conhecerem os benefícios práticos dessas soluções”, ressalta.


Continua depois da publicidade


Empresas de diversos setores estão evoluindo na jornada 4.0. Segundo dados divulgados pela Rockwell Automation durante o evento, o setor automotivo é líder absoluto na evolução da digitalização com 20%, seguido pelo de eletrônicos, com 14%, equipamentos industriais com 13%, bens de consumo (alimentos e bebidas, cuidados pessoais, farmácia) e fabricação e processos industriais, que compartilham 6%.

Parcerias estratégicas

Durante o evento, a Rockwell Automation passou mais detalhes sobre o acordo da parceria estratégica assinado com a PTC, fabricante de software industrial, divulgado em 14 de junho deste ano.
A parceria deverá acelerar o crescimento da Rockwell Automation e da PTC, permitindo, por meio da tecnologia digital, oferecer suporte para as indústrias que desejarem aprimorar suas operações físicas.

Entre os serviços oferecidos em parceria pelas empresas estão a plataforma FactoryTalk Innovation Suite, que possibilita rapidamente criar aplicações industriais, sendo disponibilizadas através de experiências de realidade aumentada escaláveis e o Vuforia Studio que permite a criação eficiente e econômica de realidade aumentada industrial sem a necessidade de programação em profundidade.

Já o Vuforia Engine permite experiências em realidade aumentada para aplicativos novos e existentes, podendo ser implantado localmente nas dependências da planta ou na nuvem.
Outra solução oferecida é o Vuforia Chalk, um poderoso aplicativo de orientação e colaboração remota, que ajuda especialistas e técnicos a resolverem problemas de maneira mais eficaz através de Realidade Assistida.

A convergência de TI e OT nunca foi tão evidente como na Automation Fair desse ano. Segundo o presidente e CEO da PTC, Jim Heppelmann, a parceria estratégica entre a Rockwell Automation e a PTC faz todo o sentido, pelo fato de a PTC trazer o domínio de TI e conhecimento técnico para aplicações CAD, PLM, realidade aumentada, conectividade e IoT. “Somos uma empresa de TI sendo atraída para o mundo da OT. A Rockwell Automation é uma empresa com longa história de automação. Juntos, podemos agora produzir o FactoryTalk InnovationSuite, e não há nada como isso na indústria”, explicou Heppelmann.

Para o CEO da Rockwell Automation Global, a parceria vai ajudar as indústrias e seus funcionários a serem mais produtivos. “Isso pode incluir tempo mais rápido de comercialização, produtividade operacional, gerenciamento e confiabilidade de ativos e gerenciamento de riscos corporativos”.

“A tecnologia está permitindo que as empresas obtenham dados e os transformem em insights que podem direcionar a empresa para novas oportunidades”, disse Moret, que prevê para a empresa o crescimento de dois dígitos e investimento em novas parcerias em 2019.

Fóruns setoriais

Dentro da programação da Automation Fair 2018®, foram realizados fóruns setoriais com a participação de representantes e especialistas de diversas empresas que falaram das suas experiências e aplicações das mais recentes tecnologias de automação usadas para aumentar produtividade e melhorar a eficiência de seus negócios.

O fórum do setor de Alimentos & Bebidas debateu como as empresas do setor estão aumentando o rendimento e o OEE (Overall Equipment Effectiveness/ Eficácia Global do Equipamento), lidando com as preocupações de segurança e melhorando a flexibilidade com a fabricação inteligente para implantar efetivamente ações para a empresa conectada.

“Atualmente, as indústrias do setor de Alimentos & Bebidas têm atuado sob pressão para obter rapidamente produtos novos e de alta qualidade, mantendo os preços baixos e a segurança dos alimentos. Isso porque os consumidores buscam continuamente o novo e o diferente e priorizam o sabor e o valor nutricional”, ressalta Marcos Baisso, gerente de Indústria de Bens e Consumo para América Latina da Rockwell Automation.

Especialistas do setor farmacêutico falaram sobre as tendências para a Medicina personalizada, a busca pela eficiência operacional e as pressões de risco regulatórias que estão desafiando as empresas farmacêuticas a considerarem as ditas “facilidades do futuro”. Também apresentaram como as melhores empresas do setor estão implementando tecnologias de processe Single Use, mobilidade, Analytics e dispositivos inteligentes conectados (IoT) para reduzir o risco à produção, à marca e à Propriedade Intelectual, mantendo a qualidade e a conformidade.

O fórum que tratou do setor de Manuseio de Material abordou as tendências do setor, o que o impulsiona e os desafios atuais que afetam o mercado como, transformação digital, redução de custos e aumento da eficiência operacional. Também foram apresentadas as novas iniciativas de crescimento, implementação de novas tecnologias e uso de automação para melhorar o engajamento do consumidor.

Na área de mineração, especialistas debateram como o setor pode se manter lucrativo, independentemente da volatilidade dos preços das commodities e maneiras de executar uma operação segura e cumprir as regulamentações, mantendo ou aumentando as taxas de produção. Também foram abordadas como a tecnologia pode reduzir o tempo de inatividade não programado, aumentar o rendimento e minimizar a variabilidade do processo.

O fórum do setor de Máquinas Inteligentes tratou de temas como os desafios criados pela mão-de-obra especializada em escassez e de que forma os principais fabricantes de máquinas e equipamentos inteligentes estão aproveitando essa oportunidade, se posicionando e obtendo sucesso para seus clientes.

Segundo Andre Paulino, Gerente de Vendas para fabricantes de máquinas na Rockwell Automation, a evolução da manufatura inteligente já é um fato incontestável e a cada dia encontramos inovações acontecendo em diversos setores da indústria. “Esta corrida nos convida a refletir: onde estamos investindo nossos esforços? Na manutenção da operação ou na evolução inteligente? A melhor resposta neste momento seria investir nas duas, mas uma delas, a segunda, diz onde estaremos no futuro. A competitividade das empresas também vem se transformando em diferencial tecnológico e as indústrias que comportam máquinas inteligentes são desafiadas a inovar”, explica.

Especialistas do setor de Potência & Energia demonstraram como gerenciam desafios, o aumento e o uso correto da tecnologia para melhorar a geração efetiva e o uso eficiente do que é produzido e como usam informações e automação para obter vantagem competitiva.

Gostou? Então compartilhe: