Promovida pela Rockwell Automation, líder mundial em automação industrial, a Automation Fair® 2018 teve na programação laboratórios de demonstração das mais novas soluções tecnológicas, fóruns setoriais e também os detalhes da parceria estratégica com a PTC, fabricante de software industrial.
Nos dias 14 e 15 de novembro de 2018, a Rockwell Automation (www.rockwellautomation.com.br), promoveu a Automation Fair®, maior feira anual de automação das Américas, no Pennsylvania Convention Center, na Filadélfia, Pensilvânia (EUA). O evento ofereceu aos mais de 10 mil profissionais participantes, entre clientes, fornecedores e parceiros, a oportunidade de descobrirem como a empresa conectada pode tornar as empresas globalmente mais competitivas. O Brasil foi representado por 90 executivos que também foram ao evento para conhecer as novidades tecnológicas.
A programação contou com as mais recentes inovações de150 expositores, fóruns e palestras com especialistas, tour técnico guiado em português, laboratórios de demonstração de tecnologias de última geração, produtos e soluções para automatizar empresas nas áreas automotiva, química, alimentos, energia, segurança, entre outras, e lounges para networking com especialistas.
Na abertura do evento, Blake Moret, CEO da Rockwell Automation Global, compartilhou sua visão de dar vida a empresa conectada e como os fabricantes podem expandir as capacidades humanas de suas fábricas, ligando pessoas, máquinas e dados, ajudando-os a serem mais eficazes e produtivos.
Além disso, Moret explicou que o programa Rockwell Automation PartnerNetwork oferece acesso à fabricantes globais de uma rede colaborativa a alcançar a otimização de toda a planta das fábricas, melhorar o desempenho da máquina e atender aos automaobjetivos de sustentabilidade.
Para o Diretor Regional da Rockwell Automation no Brasil, Rodrigo Marangon, a Automation Fair é o evento mais completo para conhecimento de soluções tecnológicas inovadoras e avançadas para a Indústria 4.0. “É uma grande oportunidade para as empresas conhecerem os benefícios práticos dessas soluções”, ressalta.
Continua depois da publicidade |
Empresas de diversos setores estão evoluindo na jornada 4.0. Segundo dados divulgados pela Rockwell Automation durante o evento, o setor automotivo é líder absoluto na evolução da digitalização com 20%, seguido pelo de eletrônicos, com 14%, equipamentos industriais com 13%, bens de consumo (alimentos e bebidas, cuidados pessoais, farmácia) e fabricação e processos industriais, que compartilham 6%.
Parcerias estratégicas
Durante o evento, a Rockwell Automation passou mais detalhes sobre o acordo da parceria estratégica assinado com a PTC, fabricante de software industrial, divulgado em 14 de junho deste ano.
A parceria deverá acelerar o crescimento da Rockwell Automation e da PTC, permitindo, por meio da tecnologia digital, oferecer suporte para as indústrias que desejarem aprimorar suas operações físicas.
Entre os serviços oferecidos em parceria pelas empresas estão a plataforma FactoryTalk Innovation Suite, que possibilita rapidamente criar aplicações industriais, sendo disponibilizadas através de experiências de realidade aumentada escaláveis e o Vuforia Studio que permite a criação eficiente e econômica de realidade aumentada industrial sem a necessidade de programação em profundidade.
Já o Vuforia Engine permite experiências em realidade aumentada para aplicativos novos e existentes, podendo ser implantado localmente nas dependências da planta ou na nuvem.
Outra solução oferecida é o Vuforia Chalk, um poderoso aplicativo de orientação e colaboração remota, que ajuda especialistas e técnicos a resolverem problemas de maneira mais eficaz através de Realidade Assistida.
A convergência de TI e OT nunca foi tão evidente como na Automation Fair desse ano. Segundo o presidente e CEO da PTC, Jim Heppelmann, a parceria estratégica entre a Rockwell Automation e a PTC faz todo o sentido, pelo fato de a PTC trazer o domínio de TI e conhecimento técnico para aplicações CAD, PLM, realidade aumentada, conectividade e IoT. “Somos uma empresa de TI sendo atraída para o mundo da OT. A Rockwell Automation é uma empresa com longa história de automação. Juntos, podemos agora produzir o FactoryTalk InnovationSuite, e não há nada como isso na indústria”, explicou Heppelmann.
Para o CEO da Rockwell Automation Global, a parceria vai ajudar as indústrias e seus funcionários a serem mais produtivos. “Isso pode incluir tempo mais rápido de comercialização, produtividade operacional, gerenciamento e confiabilidade de ativos e gerenciamento de riscos corporativos”.
“A tecnologia está permitindo que as empresas obtenham dados e os transformem em insights que podem direcionar a empresa para novas oportunidades”, disse Moret, que prevê para a empresa o crescimento de dois dígitos e investimento em novas parcerias em 2019.
Fóruns setoriais
Dentro da programação da Automation Fair 2018®, foram realizados fóruns setoriais com a participação de representantes e especialistas de diversas empresas que falaram das suas experiências e aplicações das mais recentes tecnologias de automação usadas para aumentar produtividade e melhorar a eficiência de seus negócios.
O fórum do setor de Alimentos & Bebidas debateu como as empresas do setor estão aumentando o rendimento e o OEE (Overall Equipment Effectiveness/ Eficácia Global do Equipamento), lidando com as preocupações de segurança e melhorando a flexibilidade com a fabricação inteligente para implantar efetivamente ações para a empresa conectada.
“Atualmente, as indústrias do setor de Alimentos & Bebidas têm atuado sob pressão para obter rapidamente produtos novos e de alta qualidade, mantendo os preços baixos e a segurança dos alimentos. Isso porque os consumidores buscam continuamente o novo e o diferente e priorizam o sabor e o valor nutricional”, ressalta Marcos Baisso, gerente de Indústria de Bens e Consumo para América Latina da Rockwell Automation.
Especialistas do setor farmacêutico falaram sobre as tendências para a Medicina personalizada, a busca pela eficiência operacional e as pressões de risco regulatórias que estão desafiando as empresas farmacêuticas a considerarem as ditas “facilidades do futuro”. Também apresentaram como as melhores empresas do setor estão implementando tecnologias de processe Single Use, mobilidade, Analytics e dispositivos inteligentes conectados (IoT) para reduzir o risco à produção, à marca e à Propriedade Intelectual, mantendo a qualidade e a conformidade.
O fórum que tratou do setor de Manuseio de Material abordou as tendências do setor, o que o impulsiona e os desafios atuais que afetam o mercado como, transformação digital, redução de custos e aumento da eficiência operacional. Também foram apresentadas as novas iniciativas de crescimento, implementação de novas tecnologias e uso de automação para melhorar o engajamento do consumidor.
Na área de mineração, especialistas debateram como o setor pode se manter lucrativo, independentemente da volatilidade dos preços das commodities e maneiras de executar uma operação segura e cumprir as regulamentações, mantendo ou aumentando as taxas de produção. Também foram abordadas como a tecnologia pode reduzir o tempo de inatividade não programado, aumentar o rendimento e minimizar a variabilidade do processo.
O fórum do setor de Máquinas Inteligentes tratou de temas como os desafios criados pela mão-de-obra especializada em escassez e de que forma os principais fabricantes de máquinas e equipamentos inteligentes estão aproveitando essa oportunidade, se posicionando e obtendo sucesso para seus clientes.
Segundo Andre Paulino, Gerente de Vendas para fabricantes de máquinas na Rockwell Automation, a evolução da manufatura inteligente já é um fato incontestável e a cada dia encontramos inovações acontecendo em diversos setores da indústria. “Esta corrida nos convida a refletir: onde estamos investindo nossos esforços? Na manutenção da operação ou na evolução inteligente? A melhor resposta neste momento seria investir nas duas, mas uma delas, a segunda, diz onde estaremos no futuro. A competitividade das empresas também vem se transformando em diferencial tecnológico e as indústrias que comportam máquinas inteligentes são desafiadas a inovar”, explica.
Especialistas do setor de Potência & Energia demonstraram como gerenciam desafios, o aumento e o uso correto da tecnologia para melhorar a geração efetiva e o uso eficiente do que é produzido e como usam informações e automação para obter vantagem competitiva.
Gostou? Então compartilhe: