Logomarca Indústria 4.0

Tecnologia brasileira revoluciona indústrias globais com ciência de dados

Startup ST-One está presente em 22 diferentes países, otimizando processos industriais e impulsionando a eficiência e a sustentabilidade.

Por: Assessoria de Imprensa      11/09/2024 

A startup curitibana ST-One está transformando o cenário industrial em 22 países, levando a cultura de dados para o centro das operações. Além de implementar tecnologia de ponta, a empresa capacita as equipes a entenderem e otimizar seus processos, integrando sistemas avançados com uma abordagem voltada para as pessoas e o compartilhamento de conhecimento. 

"Queremos entender o mundo" é o lema que move a equipe da ST-One, impulsionando a curiosidade e o desejo de desvendar o funcionamento de cada indústria para oferecer soluções personalizadas. Durante a 8ª edição do Fórum de Manufatura, realizada em São Paulo, Tiago Machado, cofundador da ST-One, destacou que o grande diferencial da startup é a forma como ela incorpora a cultura de dados, um passo fundamental na transformação das empresas. 

Tiago explicou que cultura é um conjunto de hábitos. “Se você somar os hábitos que você, o seu time, e as pessoas ao seu redor têm, isso é cultura”, afirmou. Ele enfatizou que a cultura de dados é simplesmente o hábito de olhar para os dados todos os dias, de forma natural.  

Plataforma de dados impulsiona eficiência e sustentabilidade 

Um dos grandes trunfos da ST-One é sua plataforma de dados, que se conecta a qualquer máquina e fornece monitoramento em tempo real, identificando áreas de melhoria e gerando ganhos expressivos de produtividade.  

"Em uma planta de processamento de leite, conseguimos uma redução de 34% do tempo indisponível dos ativos críticos" exemplifica Tiago. "Já em uma fábrica nos Estados Unidos, a manutenção preditiva implementada pela ST-One resultou em uma economia de mais de 10 milhões de dólares em 2023, ao prevenir falhas em válvulas críticas." 

Além disso, a ST-One tem colaborado com uma das maiores indústrias de bebidas do mundo para otimizar o uso de água na produção de refrigerantes, tornando o processo mais eficiente e sustentável. “Nossa tecnologia permite que as fábricas reduzam desperdícios e aumentem o rendimento, contribuindo para um futuro industrial mais sustentável e competitivo. Esses cases são ótimos exemplos de como a cultura de dados é extremamente positiva e gera resultados fantásticos”, acrescentou. 


Continua depois da publicidade


Para o empreendedor, é cada vez mais claro que descobrir e explorar dados é uma forma muito eficiente de evoluir. “Essa mudança pode começar com times pequenos que se perguntam o porquê das coisas e como podem fazer melhor. Como disse Albert Einstein, não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas. E para mim, é cada vez mais evidente que os dados podem ajudar a responder essas perguntas”, finalizou. 

 

*Imagem de capa: Depositphotos.com

Gostou? Então compartilhe: