Uso de analytics fomenta inovação, atesta pesquisa

Estudo do SAS aponta que 72% das companhias reconhecem os benefícios da tecnologia, mas apenas 39% utilizam análises de dados para definir estratégias e melhorar seus negócios

Por: IT Forum 365      13/11/2018 

Estudo global do SAS mostra que as empresas estão reconhecendo o valor real do analytics. Os números indicam que 72% das organizações afirmam obter insights relevantes a partir dos seus dados e 60% disseram terem se tornado mais inovadoras com a adoção de ferramentas analíticas em suas estratégias de negócios. O estudo Here and now: the need for an Analytics platform foi feito com especialistas em Analytics, profissionais de TI e de negócios em todo o mundo.

Apenas quatro em cada dez empresas disseram que o Analytics é fundamental para sua estratégia de negócios. E um terço dos entrevistados (35%) informou que usam tais ferramentas somente em alguns projetos. Ainda assim, elas estão considerando o olhar analítico como uma prioridade, conforme passam a ter mais contato com as tecnologias emergentes, entre elas a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das coisas (IoT).

Os dados também mostram que o Analytics está mudando a maneira como as empresas vêm conduzindo seus negócios. Isso não se aplica apenas às operações do dia a dia, uma vez que elas também impulsionam a inovação. Há muitos benefícios identificados em uma plataforma de análise de dados, sendo os mais comuns o menor tempo gasto na preparação das informações (46%), as tomadas de decisões mais inteligentes e confiáveis (42%) e o menor tempo na geração de insights (41%).

“Pelo que se observa nos números do estudo, há um forte desejo das empresas em aumentar sua percepção competitiva e sua eficiência usando o Analytics”, diz o presidente do SAS Brasil, Cássio Pantaleoni. “A maioria delas reconhece que uma análise de dados eficaz pode beneficiá-las, conforme desenvolvem sua capacidade de implantar o melhor da Inteligência Artificial. Mas quando se trata de usá-la de forma estratégica e em toda a organização, esse número pode ser muito maior.”


Continua depois da publicidade


Entendimento

O estudo ressaltou a falta de alinhamento nas habilidades e na liderança necessárias para maximizar o potencial do Analytics. Muitas empresas têm dificuldade em gerenciar várias ferramentas de análise e processos de gerenciamento de dados.

De acordo com as respostas obtidas, o papel de uma plataforma de Analytics é visto de maneiras distintas: a maioria dos entrevistados (61%) acredita que seja para extrair insights e valor das informações, mas muitos estão divididos quanto a outras finalidades ou benefícios, como melhor governança de dados, modelos preditivos e tecnologia de código aberto. Entre os entrevistados, 59% acreditam que outro papel importante é ter uma estrutura de dados integrada ou centralizada, enquanto 43% acreditam que seja fornecer modelagem e algoritmos de Inteligência Artificial e machine learning.

As respostas sugerem, ainda, que as empresas sabem que o Analytics pode ajudá-las, mas falta uma compreensão quanto aos benefícios da plataforma em toda a empresa. Isso explica por que poucas delas disseram ter uma plataforma adequada em uma pesquisa anterior do SAS. Em números, isso significa que apenas um quarto (24%) das empresas percebeu que tinha a infraestrutura correta para a Inteligência Artificial, enquanto a maioria (53%) achava que precisava atualizar e adaptar sua plataforma ou não contava com uma para lidar com a IA.

Por que investir em analytics?

Em média, os entrevistados têm 70% de confiança de que podem extrair valor de seus dados. Aqueles que investem em talentos especializados em ciência de dados são mais propensos a ter retorno: a confiança aumenta para 72% em quem desenvolve alguma função ligada à análise de dados, mas cai para 65% entre as equipes de TI sem essa especialização. O mesmo pode ser dito quando se pensa no futuro. As equipes de analytics estão mais confiantes (66%) de sua capacidade na comparação com os profissionais de TI sem essa especialidade (59%).

Gostou? Então compartilhe:

 

Conteúdos relacionados

Smart Factory: Conheça projetos de IoT, IA e RA aprovados em chamada do Brasil Mais Produtivo

Os projetos vão receber R$ 16,4 milhões para impulsionar a transformação digital de micro, pequenas e médias indústrias do país pelo Brasil Mais Produtivo


Senior Sistemas reúne gigantes globais em novo podcast de tecnologia e negócios

Programa reúne especialistas de marcas globais para debater temas estratégicos e inspirar lideranças corporativas


ABB ganha prêmio de melhor linha de produção conectada com robô móvel autônomo inovador

ABB conquista prêmio pelo primeiro Robô Móvel Autônomo (AMR) com Visual SLAM, inteligência artificial e visão 3D, permitindo navegação eficiente em ambientes dinâmicos


MIT desenvolve chip com tecnologia 3D para IA de alta performance

Tecnologia pode dobrar a densidade de transistores e inaugurar uma nova era para semicondutores