Logomarca Indústria 4.0

Brasil terá quatro eventos relacionados à manufatura aditiva em 2024; veja quais

De novos a já consolidados eventos, 2024 terá algumas oportunidades para quem deseja conhecer mais sobre ecossistema 3D

Por: Luan Saldanha Oliveira      16/04/2024

O ano de 2024 iniciou com algumas novidades em relação a eventos relacionados à manufatura aditiva aqui no Brasil. De novos a já consolidados eventos, este ano terá algumas oportunidades para quem deseja conhecer fornecedores, prestadores de serviços ou empresas relacionadas ao ecossistema da manufatura aditiva no Brasil.

A lista ainda é “pequena”, por isso conto com sua contribuição para mapear outros eventos importantes que acontecerão aqui no país sobre o tema.
Confira abaixo maiores informações sobre os eventos!

Leia todos os textos da coluna de Luan Saldanha sobre manufatura aditiva

FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos

Sobre o evento: Feira oficial do setor e principal evento da indústria de máquinas e equipamentos. Na sua 4ª edição, a feira vai contar com grandes fornecedores e fabricantes de equipamentos de manufatura aditiva (como Comprint, Creaform, Faro, Fast Parts, dddrop, SKA, Sethi3D, UP3D, entre outros), além de equipamentos que apoiam o processo (como scanner 3D, equipamentos de medição etc.). Apesar dos principais equipamentos demonstrados na feira ser para manufatura tradicional, é notável que, a cada ano, as impressoras 3D vem ganhando mais espaço no evento.
Data: 07 a 11 de maio de 2024.
Local: São Paulo/SP
Demais informações no site oficial do evento

CBMAdi - Congresso Brasileiro de Manufatura Aditiva

Sobre o evento: A 2ª edição do Congresso Brasileiro de Manufatura Aditiva (que está sendo organizada pelo LAPROSOLDA UFU) será realizado junto com o Congresso Nacional de Soldagem (Consolda), com o objetivo de trazer discussões das tecnologias, fundamentos e tendências e aproximar a pesquisa, academia e indústria. Se tiver interesse em submeter trabalhos, o prazo final se encerra em 26 de maio.
Data: 26 a 28 de agosto de 2024.
Local: Uberlândia/MG.
Demais informações no site oficial do evento

CeramicAM - 1º Encontro Brasileiro de Manufatura Aditiva de Cerâmica

Sobre o evento: No Brasil, pesquisas voltadas a impressão 3D de cerâmicas têm começado a florescer nas universidades, institutos de pesquisa e empresas. Assim, este evento visa catalisar o tema no Brasil, motivando as novas gerações de pesquisadores e a implantação dessas tecnologias pela indústria nacional. O CeramicAM está sendo organizado pela USP, com colaboração da UFSCar e do IFSP, e contará com palestras, apresentações de trabalhos científicos e práticas de MA nos laboratórios das instituições.
Data: 19 e 20 de setembro de 2024.
Local: São Carlos/SP.
Demais informações no site oficial do evento

Expo3DBr

Sobre o evento: A Expo3DBr é um evento itinerante que reúne a comunidade de impressão 3D brasileira, com objetivo de divulgar e fomentar a manufatura aditiva. Nasceu em 2016 da necessidade de intensificar não apenas a troca de conhecimentos da indústria, mas também o fortalecimento dos laços entre todos os entusiastas que admiram tecnologias de vanguarda ligadas ao mundo da Impressão 3D e cultura maker.
Data: 28 de setembro de 2024.
Local: Sorocaba/SP.
Demais informações no site oficial do evento
 


Continua depois da publicidade


Conhece mais algum evento, no Brasil, relacionado com manufatura aditiva e que vai acontecer ainda esse ano? Deixa nos comentários!

Grande abraço,
Luan Saldanha.
 

 

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha Oliveira

Luan Saldanha é engenheiro Mecânico com mestrado em Engenharia de Sistemas e Produtos. Possui experiência em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos. É apaixonado pelas tecnologias da Indústria 4.0, como Manufatura Aditiva, softwares de engenharia (CAD, CAE, CAM), Realidade Aumentada, Realidade Virtual, IoT, entre outras. Já teve experiência em estudar e morar em Portugal, ser sócio de startup e empresa de engenharia, ser professor de graduação para alunos de engenharia mecânica e trabalhou com Manufatura Aditiva. Atualmente trabalha como especialista em inovação industrial. Busca trazer artigos e notícias relacionado ao mundo da Impressão 3D e da Indústria 4.0!