Logomarca Indústria 4.0

Cinco tecnologias que estão revolucionando a construção civil

Por: Wanderson Leite      08/04/2020

A construção civil não cresce há cinco anos. O período de recessão econômica do Brasil impactou duramente o setor, que depende essencialmente da produção interna para se desenvolver. Porém, as perspectivas para 2020 são animadoras: segundo estimativas do presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Martins, este ano deve ter um ganho de 2% em relação ao período anterior - índice ainda baixo, mas mais expressivo que os anteriores.

Sabe-se que, por se tratar de um setor gigantesco, que representa 10% do PIB (Produto Interno Bruto), qualquer mudança é lenta e burocrática. Quem decide empreender na construção civil sabe que enfrentará desafios, mas, felizmente, tenho observado essa mudança de mindset.

Em um cenário de crescimento tímido, é ainda mais importante investir na modernização do setor. Ela tem sido a responsável por diminuir os custos das obras, informatizar as atividades e, de modo geral, construir uma ponte para o progresso, assim como vem acontecendo em diversas outras áreas. Confira cinco tecnologias que estão revolucionando a construção civil:

#1. Drones

Os drones são ótimos instrumentos para chegar a regiões de difícil acesso. Com um custo baixo, essas pequenas aeronaves podem ajudar a fazer a inspeção de obras. Imagine que um prédio apresenta rachaduras. Hoje, não é mais necessário mobilizar uma equipe e um guindaste para fazer a análise das fissuras: basta utilizar um drone para fazer as imagens.

#2. Impressão 3D

Não, ainda não é possível fazer sua casa do zero, com uma impressora. Mas há muitas possibilidades com essa tecnologia. Por exemplo: o engenheiro mecânico Robert Flitsch, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveu uma impressora 3D robótica capaz de preencher e restaurar fissuras de rodovias. Além disso, já se mostrou muito útil na prototipagem de obras.

#3. Nanotecnologia

Pode não fazer sentido em um primeiro momento, mas a nanotecnologia foi uma importante aliada no desenvolvimento de materiais mais resistentes. Dois exemplos incríveis são a utilização de nanotubos de carbono na produção de cimentos e concretos, que aumenta a resistência às tensões exercidas sobre eles, e a criação de vidros autolimpantes, que se aproveitam da água da chuva e dos raios ultravioleta para manter a superfície sempre limpa. Demais, não?

#4. Big Data

A informação é a maior tendência do século XXI. E a construção civil é um setor que precisa ser informatizado. Iniciativas como a da Prospecta Obras fazem o setor avançar. Com ela, é feito o mapeamento de todas as obras em andamento no país, permitindo, assim, avaliar as regiões com demandas de equipamentos, materiais de construção, ou mesmo onde há déficit habitacional.

#5. BIM (Building Information Modeling)

O BIM é uma das tecnologias mais modernas no que diz respeito a armazenamento e compartilhamento de dados. Com ele, é possível integrar os dados de todas as etapas de uma obra de forma automática, permitindo uma melhor visualização do projeto e mais amplitude na análise das estruturas.


Continua depois da publicidade


 

Sem dúvidas, são tempos de grandes oportunidades para a construção civil. Todas essas tecnologias têm proporcionado importantes avanços no setor e devem continuar se aprimorando com o passar dos anos. Podemos ter boas perspectivas para o ano, desde que o mercado esteja aberto às inovações. Um ótimo exemplo é como a ANAMACO, uma das mais importantes entidades do setor, organizou uma frente parlamentar para defender os interesses das empresas do segmento e investiu em uma plataforma com Big Data para mapear as obras do país. É desta forma que iremos avançar!

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Wanderson Leite

Wanderson Leite é formado em administração de empresas pelo Mackenzie e fundador das empresas ProAtiva, app de treinamentos corporativos digitais, ASAS VR, startup que leva realidade virtual para as empresas e escolas; e Prospecta Obras, plataforma de relacionamento do segmento de construção civil.