A NVIDIA está trabalhando com seus parceiros de fabricação para projetar e construir fábricas que, pela primeira vez, produzirão supercomputadores de inteligência artificial (IA) inteiramente nos Estados Unidos.
Juntamente com os principais parceiros de fabricação, a empresa encomendou mais de 90 mil m² de espaço de fabricação para construir e testar chips NVIDIA Blackwell no Arizona e supercomputadores de IA no Texas.
Os chips já tiveram produção iniciada nas fábricas da TSMC, em Phoenix, Arizona. A própria NVIDIA também está construindo fábricas de supercomputadores no Texas e seus parceiros, Foxconn e Wistron estão construindo fábricas em Houston e Dallas, respectivamente. A produção em massa nas fábricas deve aumentar nos próximos 12 a 15 meses.
A cadeia de suprimentos de chips e supercomputadores de IA é complexa e exige as tecnologias mais avançadas de fabricação, embalagem, montagem e teste. A NVIDIA firmou parceria com a Amkor e a SPIL para operações de embalagem e teste no Arizona.
Nos próximos quatro anos, a NVIDIA planeja produzir até meio trilhão de dólares em infraestrutura de IA nos Estados Unidos por meio de parcerias com a TSMC, Foxconn, Wistron, Amkor e SPIL. Essas empresas líderes mundiais estão aprofundando sua parceria com a NVIDIA, expandindo seus negócios e, ao mesmo tempo, expandindo sua presença global e fortalecendo a resiliência da cadeia de suprimentos.
Supercomputadores
Os supercomputadores de IA da NVIDIA são os motores de um novo tipo de data center criado com o único propósito de processar inteligência artificial — fábricas de IA que são a infraestrutura que impulsiona uma nova indústria de IA. Espera-se que dezenas de "fábricas de IA de gigawatts" sejam construídas nos próximos anos. A fabricação de chips e supercomputadores de IA da NVIDIA em fábricas norte-americanas deve criar centenas de milhares de empregos e gerar trilhões de dólares em segurança econômica nas próximas décadas.
Continua depois da publicidade |
“Os motores da infraestrutura mundial de IA estão sendo construídos nos Estados Unidos pela primeira vez”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Adicionar a fabricação americana nos ajuda a atender melhor a incrível e crescente demanda por chips e supercomputadores de IA, fortalece nossa cadeia de suprimentos e aumenta nossa resiliência.”
A empresa utilizará suas tecnologias avançadas de IA, robótica e gêmeos digitais para projetar e operar as instalações, incluindo o NVIDIA Omniverse para criar gêmeos digitais de fábricas e o NVIDIA Isaac GR00T para construir robôs para automatizar a fabricação.
“Sem dúvida essa é uma transformação muito grande em todo o ecossistema de produção da NVIDIA, ela visa melhor atender à necessidade crescente por tecnologia de ponta voltada para IA em todo o mundo”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina. “Estamos ansiosos por mais esse passo da NVIDIA rumo ao futuro da IA.”
Gostou? Então compartilhe: