A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Joinville recebeu recentemente um robô humanoide multitarefas, adquirido por R$ 690 mil. Segundo a publicação do NSC Total, a máquina, desenvolvida pela chinesa Unitree, integra um dos projetos do Grupo de Automação de Sistemas e Robótica (GASR), ligado ao Centro de Ciência das Tecnológicas (CCT) da universidade.
Este é o primeiro modelo da Unitree no Brasil e foi adquirido com recursos do programa Qualifica IV para consolidar a Udesc Joinville como um centro de excelência em robótica móvel. O robô foi trazido ao país pela Gohubby, empresa responsável pela importação de tecnologias inovadoras, como o primeiro carro voador no Brasil.
De acordo com Adriano Buzaid, CEO da Gohubby, a máquina é o que há de mais avançado no segmento, permitindo interações eficientes entre humanos e robôs para tornar processos mais seguros e dinâmicos.
Por meio de gestos e comandos de voz, o robô é capaz de se deslocar em ambientes complexos e de executar movimentos humanos repetitivos com precisão. O objetivo do GASR é ampliar o alcance da pesquisa em áreas como ergonomia, reabilitação e automação industrial.
Impacto no ensino
Segundo o professor Douglas Wildgrube Bertol, coordenador do projeto, o robô terá impacto significativo no ensino de robótica e inteligência artificial, fornecendo experiências práticas para estudantes de graduação e pós-graduação. Na pesquisa, o foco será no desenvolvimento de interfaces humano-robô e tecnologias de aprendizado de máquina.
Além disso, Bertol destaca o potencial de extensão do projeto, que busca aproximar a comunidade da robótica por meio de capacitações que envolvem a aplicação dessa tecnologia em atividades cotidianas, industriais e educacionais. Para ele, o robô será uma ferramenta estratégica para ampliar a entrega de ciência e tecnologia gerando impactos na formação de talentos e no desenvolvimento de soluções inovadoras.
Continua depois da publicidade |
Gostou? Então compartilhe: