A Auren Energia, que recentemente adquiriu a AES, intensificou o uso de tecnologia avançada para potencializar a geração de energia solar em seus complexos no Brasil. De acordo com a publicação da Época Negócios, com a ajuda de sete robôs e quatro drones, a empresa conseguiu um aumento de aproximadamente 7% na capacidade de geração de seus painéis fotovoltaicos, que somam mais de 500 mil módulos em locais como São Paulo, Minas Gerais e Piauí.
Esses avanços colocam a Auren em um cenário de alta tecnologia que acompanha o Brasil como o sexto maior produtor mundial de energia solar, com 50 GW de potência acumulada até novembro, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O país adicionou 4,54 GW à sua capacidade de janeiro a outubro, com 119 novas usinas solares.
Tecnologia de ponta nos complexos solares
Os robôs da Auren, desenvolvidos para limpeza dos painéis, possuem capacidade de limpar até 20 mil módulos por dia, o que equivale a 4 mil módulos por hora. Operados por controle manual, eles funcionam como tratores com escovas rotativas de sete metros, projetados para remover poeira, fuligem e resíduos que comprometem a eficiência das placas, especialmente em períodos de seca e baixa umidade.
Paralelamente, drones equipados com sensores térmicos otimizam a inspeção e a manutenção dos módulos, reduzindo pela metade o tempo necessário para identificar problemas e realizar reparos. Esses drones também monitoram áreas amplas, que chegam a centenas de hectares, e auxiliam no combate a incêndios com o uso de tecnologia de precisão.
O gerente executivo de geração solar da Auren, Luís Paschoalotto, destacou que a constante inovação é essencial para enfrentar os desafios da transição energética e da descarbonização mundial. Ele também ressaltou a importância de garantir a limpeza e a eficiência dos módulos solares diariamente, o que seria inviável sem o uso de tecnologias como os robôs e drones.
Continua depois da publicidade |
*Imagem de capa: Depositphotos.com
Gostou? Então compartilhe: