O BMW Group está testando o uso de robôs humanoides em sua fábrica em Spartanburg, nos Estados Unidos. Durante um período de teste, por semanas, o robô Figure 02, desenvolvido pela startup californiana Figure, foi utilizado para inserir peças de chapa metálica em dispositivos de montagem do chassi. A integração do robô, que exige alta destreza, tem como objetivo avaliar a viabilidade de substituir tarefas ergonomicamente desafiadoras, realizadas atualmente por operadores humanos.
Em um comunicado do Grupo, Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW AG, disse que os testes fazem parte da estratégia da BMW iFACTORY, que busca explorar novas tecnologias para aumentar a eficiência, digitalização e sustentabilidade na produção automotiva. A empresa está focada em identificar como robôs multifuncionais podem ser incorporados aos sistemas de produção existentes, priorizando a segurança e a eficiência.
O robô Figure 02, considerado um dos mais avançados do mercado, combina mobilidade bípede com habilidades manuais sofisticadas. Segundo Brett Adcock, CEO da Figure, o robô é capaz de realizar tarefas complexas de forma autônoma, incluindo manipulações precisas com suas mãos de quarta geração, que possuem 16 graus de liberdade.
Embora os testes iniciais sejam promissores, a BMW ainda não definiu um cronograma para a implementação definitiva dos robôs nas linhas de produção. A parceria com a Figure continuará focada na captura de dados e no desenvolvimento de novas funcionalidades para futuras aplicações na manufatura.
Gostou? Então compartilhe: