A redução de custos e aumento da produtividade é uma promessa da indústria 4.0. Por mais que seja preciso haver um investimento inicial grande, a tecnologia promete diminuir o esforço de trabalho e matéria-prima para produzir uma mesma quantidade de produto final. A médio e longo prazo, isso ajuda na rentabilidade das indústrias.
De acordo com dados do
Ranking Nacional da Indústria 4.0, do
Instituto Atlas Intel com parceria com a
Tractian e
publicado pela CNN, a implementação de tecnologias presentes dentro do conceito 4.0 eleva em até 38% a produtividade de uma indústria.
Sensores IoT, automação, big data e inteligência artificial impactam significativamente na redução de custos e no aumento da qualidade dos produtos, de acordo com 80% dos entrevistados pelo estudo. Robson Rizzotto, diretor comercial da Focco, complementa: “empresas que investem em automação, gestão integrada e manutenção preventiva conseguem reduzir custos operacionais, além de melhorar também a rentabilidade, tornando-se mais competitivas no mercado”.
Estratégias para reduzir custos
O investimento em tecnologia é uma das estratégias que as indústrias podem adotar para otimizar seus custos e potencializar a rentabilidade. Entre as principais áreas beneficiadas, estão:
- Manutenção: com sensores integrados com sistemas de big data, é possível determinar se os parâmetros de funcionamento de um equipamento estão adequados e programar a manutenção preditiva, diminuindo o tempo de máquina parada;
- Produção: com tecnologias como inteligência artificial, IoT e impressão 3D o uso de matéria-prima é otimizado, diminuindo o desperdício de material. Além disso, a maior integração entre a necessidade e a obtenção dos materiais diminui o número de capital congelado em estoque;
- Gestão: por meio de programas como ERPs, a liderança das fábricas consegue estipular KPIs reais para produção e acompanhar a produção para entender se eles estão sendo cumpridos. Assim, é mais fácil identificar quais áreas ou máquinas precisam de uma atenção maior, atuando no problema antes mesmo dele aparecer;
- Custos operacionais: recursos como água e luz são partes relevantes do custo de uma indústria. Com sensores bem configurados, é possível controlar a temperatura - evitando o uso de ar condicionado sem necessidade - ligar e desligar luzes, entre outros.
Outras estratégias são a análise constante de resultados e a gestão de recursos. Porém, esses pilares precisam ser pensados de acordo com a realidade de cada fábrica. Os gestores precisam entender qual o principal ofensor (gasto com recursos, falta de otimização, investimento em matéria prima), estudar as soluções possíveis, fazer os cálculos de retorno e definir qual estratégia irão escolher. Afinal, para otimizar os custos, também é preciso um aporte investir.