O cenário da impressão 3D está prestes a passar por mais uma grande expansão nos próximos anos, segundo um recente relatório da Fortune Business Insights. O estudo projeta que o mercado global de impressão 3D atinja US$ 105,99 bilhões até 2030. No Brasil, o aumento também é significativo no número de empresas, especialmente no setor industrial, que já adotam a impressão 3D para reduzir custos e aumentar a produtividade nas fábricas. A startup Wishbox Technologies, que atua no mercado de impressão 3D há 13 anos, lançou recentemente a Sincraft X1, primeira impressora 3D industrial fabricada no Brasil e que, em pouco mais de um ano, já vendeu mais de 100 equipamentos.
Entre as principais vantagens da aquisição de uma impressora 3D na indústria estão o desenvolvimento de protótipos, produção de peças finais, criação de ferramentas especializadas e personalizadas, além da redução no tempo de produção e custos. O valor do equipamento é de aproximadamente R$ 50 mil, dependendo da configuração escolhida.
"Ao investir na tecnologia, superamos diversos desafios que, muitas vezes, nos limitavam. Antes, a produção de peças com geometrias complexas, como corte, dobra e soldagem, se tornava inviável com a utilização dos métodos tradicionais por serem demorados e de alto custo. A reposição de componentes para máquinas descontinuadas também era um problema, com custos e longos prazos de produção. A consultoria da Wishbox Technologies e a aquisição da impressora 3D Syncraft X1 revolucionaram a nossa operação, permitindo a produção de peças complexas e reposições com rapidez e eficiência, utilizando uma variedade de polímeros e um volume de impressão adequado às nossas necessidades", ressalta Diego Goedert, gerente de projetos na Inmes Industrial, empresa fornecedora de equipamentos.
Continua depois da publicidade |
“Atuamos com impressão 3D desde 2011 e hoje conseguimos perceber um amadurecimento do mercado brasileiro comparado com cinco anos atrás. Mesmo assim, ainda existe uma grande carência de informação sobre impressão 3D, principalmente no setor de máquinas, que tem muito a ganhar com a tecnologia. Para se ter uma ideia, temos um caso onde o operador da fábrica precisaria ficar até dois dias inteiros para concluir uma peça complexa em chapas de aço. Hoje, a peça fica pronta de um dia para o outro com a impressão 3D e o operador fica livre para assumir outras demandas. Isso representa um enorme ganho de produtividade para a empresa”, explica Tiago Marin, diretor da Wishbox Technologies.
A Sincraft X1 é a primeira impressora 3D industrial produzida no Brasil e oferece uma ampla gama de materiais com mais de 30 opções que variam desde peças de náilon puro a compostos como fibra de carbono, de vidro e até metais, o que possibilita atender diversos segmentos industriais. Além disso, junto ao equipamento, a Wishbox Technologies oferece consultoria, treinamento e suporte técnico especializado.
Gostou? Então compartilhe: