A Ferrari, icônica fabricante de carros esportivos de luxo, anunciou a inauguração de sua nova fábrica, uma instalação de última geração que promete revolucionar sua produção em Maranello, na Itália. Com um investimento de aproximadamente 200 milhões de euros, a nova planta, localizada na cidade natal da empresa, representa um marco significativo na estratégia de crescimento e inovação da Ferrari.
A nova instalação, conhecida como "e-building", foi projetada para aumentar a flexibilidade de fabricação e reduzir drasticamente o tempo necessário para desenvolver e lançar novos modelos. Segundo Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, essa capacidade aprimorada permitirá à empresa acelerar o tempo de lançamento no mercado, um fator crítico na indústria automotiva de luxo, de acordo com publicação da Reuters.
Um dos destaques dessa nova fase é a produção do primeiro carro totalmente elétrico (EV) da Ferrari, com lançamento previsto para o final de 2025. Este modelo representa um passo ousado para a Ferrari em direção à eletrificação, enquanto a empresa continua a expandir suas ofertas para incluir veículos híbridos e motores de combustão interna.
Apesar do aumento da capacidade teórica de produção para cerca de 20.000 carros por ano, comparado aos menos de 14.000 entregues em 2023, a Ferrari enfatiza que o foco não está no aumento de volume, mas sim no valor.
"Queremos crescer a empresa, mas não porque aumentamos os volumes", afirmou Vigna, destacando a importância da personalização dos veículos como um fator chave para aumentar as receitas. A personalização permite que os clientes adaptem os carros aos seus gostos específicos, tanto no interior quanto no exterior, utilizando tecnologias avançadas e uma flexibilidade aprimorada na produção.
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Além da produção de EVs, a nova fábrica também fabricará componentes críticos como eixos, motores e baterias, consolidando a capacidade da Ferrari de manter controle sobre a qualidade e inovação de seus produtos. A instalação reflete o princípio de neutralidade tecnológica da Ferrari, permitindo a produção eficiente de uma gama diversificada de motores para atender às variadas preferências dos clientes.
A nova planta está programada para lançar seus primeiros carros em janeiro do próximo ano, com a produção em série do primeiro EV iniciando em janeiro de 2026.
E-building
O edifício E da Ferrari destaca-se pelo seu compromisso com o meio ambiente e o bem-estar dos funcionários, segundo a empresa alemã. A formação para os novos sistemas começou há dois anos, visando aprofundar habilidades necessárias e fortalecer conhecimentos em motores elétricos e outras áreas como química e montagem de baterias. Robôs colaborativos e gêmeos digitais foram integrados aos processos de fabricação para aumentar a eficiência, colocando a tecnologia a serviço dos funcionários. Além disso, o edifício incorpora soluções ergonômicas, áreas de relaxamento, conforto acústico e visual, e uma combinação ideal de iluminação natural e artificial para melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho.
Equipado com mais de 3.000 painéis solares, o edifício visa alcançar altos níveis de desempenho energético, planejando operar totalmente com energia renovável após o desligamento da planta de trigeração. Soluções avançadas como a recuperação de energia e água da chuva são adotadas para sustentar o ciclo de produção. Além disso, o edifício foi construído sem aumentar o consumo de terra, substituindo estruturas industriais antigas. O projeto também enfatiza o desenvolvimento e o bem-estar dos funcionários, com treinamento especializado, robôs colaborativos e gêmeos digitais para melhorar a eficiência e o conforto no local de trabalho.
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