A Live Nation Entertainment, controladora da Ticketmaster, confirmou que o banco de dados da plataforma de emissão de ingressos foi invadido por terceiros.
O grupo de hackers conhecido como ShinyHunters reivindicou a autoria do roubo de informações. As informações roubadas incluem nomes, endereços, contatos telefônicos e parte de números de cartões de crédito dos clientes da Ticketmaster.
Os dados estão sendo vendidos por US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,6 bilhões).
O Procon de São Paulo notificou a empresa para entender se consumidores brasileiros foram afetados e solicitou informações sobre cadastros de consumidores e como os dados são captados e armazenados nos servidores.
E o que tem a ver contigo?
Se você é cliente da Ticketmaster, as consequências do vazamento são irreversíveis e suas informações pessoais podem ser utilizadas por terceiros tais como obtenção de financiamentos, empréstimos, abertura de contas sem consentimento, golpes em familiares e amigos, falsificação de documentos, e outros.
Aqui estão algumas ações que você deveria considerar:
- Mude sua senha: Se você ainda não o fez, altere sua senha imediatamente. Certifique-se de escolher uma senha forte e única.
- Aproveite para adicionar Múltiplo Fator de Autenticação.
- Fique mais atento a e-mails e mensagens falsas.
Agora, qual a consequência prática caso sua SENHA tenha sido vazada?
Se a sua senha era exclusiva para o Ticketmaster (o que é fortemente recomendado, ou seja, uma senha por aplicação), nada a fazer além do já recomendado.
Se a sua senha não era única (o que normalmente é o caso e os criminosos sabem disso), os atacantes já estão usando suas credenciais para tentar ter acesso a outros aplicativos que você usa tais como Instagram, Facebook, Whatsapp, Google, Microsoft, Tiktok, Tinder, bancos, fintechs, Gov.br, etc. Você pode imaginar os prejuízos envolvidos na perda da posse destes ativos digitais. Por isso:
Continua depois da publicidade |
Altere imediatamente TODAS as senhas que utilizavam a mesma senha do TICKETMASTER, criando senhas únicas e com múltiplo fator de autenticação.
Em suma, as recomendações acima são CORRETIVAS já que o vazamento já aconteceu. Sugiro fortemente que tome a ação PREVENTIVA de criar senhas únicas e adicionar múltiplo fator de autenticação em todos os seus ativos digitais. Para te ajudar nessa tarefa, sugiro usar aplicativos de cofres de senha e autenticação, tais como: Microsoft Authenticator, Google Authenticator, LastPass, OnePassword.
Lembre-se que a segurança de ativos digitais é algo muito recente e não nos foi ensinado na escola. Depois que você cuidar de si mesmo, passe essa mensagem para aqueles que você se importa!
*Imagem de capa: Depositphotos.com
Gostou? Então compartilhe: