Investimentos em automação aumentam produtividade em 68% em planta da Electrolux no Brasil
Empresa usa robôs colaborativos para automatizar processos repetitivos, mas de extrema importância para a qualidade final dos produtos
28/05/2024Empresa usa robôs colaborativos para automatizar processos repetitivos, mas de extrema importância para a qualidade final dos produtos
28/05/2024Presente em mais de 120 países, o Electrolux Group comercializa mais de 60 milhões de produtos por ano e é líder global na venda de eletrodomésticos. A empresa iniciou suas operações no Brasil em 1926 e, atualmente, conta com quatro plantas fabris no Brasil, sendo duas em Curitiba, onde está desde 1996. Em 2018, a empresa vinha enfrentando desafios em sua fábrica para automatizar processos repetitivos, mas de extrema importância para a qualidade final dos produtos.
Assim, o Electrolux Group buscou a ABB para resolver o desafio de automatizar o processo de detecção de vazamento de gás na linha de refrigeradores. Com a instalação do robô colaborativo YuMi, foi possível substituir a verificação manual, melhorando tanto a precisão da detecção, quanto a ergonomia e segurança dos colaboradores. Dessa forma, os operadores passaram a executar outras funções em ambientes mais seguros e com maior valor agregado.
“O modelo YuMi provou ser a melhor solução para a aplicação que vínhamos buscando automatizar nesta linha de refrigeradores. Ele trouxe mais segurança aos nossos funcionários e aumentou a qualidade dos testes. Depois disso, instalamos mais cinco robôs nesta mesma linha de refrigeradores, o que melhorou significativamente a nossa produtividade”, afirma Emerson Dlugosz, gerente de Engenharia de Manufatura do Electrolux Group, em Curitiba.
Com o sucesso deste projeto, foram estudadas outras possibilidades de melhorias. O projeto escolhido foi a substituição de robô de marca concorrente em uma linha já automatizada, uma vez que esta solução vinha apresentando paradas inesperadas, impactando no processo de produção.
Continua depois da publicidade |
A solução encontrada pelo time da ABB foi a utilização do robô colaborativo GoFa, que pertence a uma nova família de colaborativos desenvolvidos pela ABB com maior alcance e maior capacidade de carga. O GoFa conseguiu atender a aplicação com 100% de confiabilidade, solucionando o problema da baixa eficiência existente anteriormente na linha.
“Com a aquisição do GoFa tivemos um ganho de 8% na efetividade dos testes, redução das paradas inesperadas da linha de produção dos refrigeradores multidoor, além de trazer a facilidade do uso da robótica de maneira simplificada em linhas automatizadas”, completa Ariel Alves, técnico de manutenção do Electrolux Group, responsável pela implementação do modelo GoFa na linha de refrigeradores.
Os robôs colaborativos da ABB são feitos para uma ampla gama de tarefas, em operações de todos os tamanhos. Eles são fáceis de configurar, programar, operar e dimensionar. Foram construídos por especialistas líderes do setor e atendidos pela mais ampla rede de serviços do segmento.Os robôs colaborativos em adicionam flexibilidade aos processos de montagem que precisam fabricar pequenos lotes de produtos altamente individualizados, em ciclos curtos. Ao combinar a capacidade única das pessoas de se adaptarem às mudanças com a resistência incansável do robô para tarefas precisas e repetitivas, é possível automatizar a montagem de muitos tipos de produtos na mesma linha.
Gostou? Então compartilhe: