Logomarca Indústria 4.0

Mercado de fábrica inteligente deve alcançar USD 164,0 bilhões até 2029

O mercado de fábricas inteligentes está testemunhando um forte crescimento global devido à ampla adoção de tecnologias da Indústria 4.0, segundo relatório

Por: Redação CIMM      08/04/2024 

Um novo relatório da MarketsandMarkets prevê que o mercado global de fábricas inteligentes crescerá de US$ 100,6 bilhões em 2024 para US$ 164,0 bilhões até 2029, representando uma CAGR de 10,3%. Esse crescimento robusto é impulsionado pela adoção generalizada de tecnologias da Indústria 4.0, como automação, Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial (IA), que estão otimizando processos de fabricação e impulsionando a eficiência operacional.

Entre os principais players do mercado de fábricas inteligentes estão ABB, Emerson Electric Co., Siemens, Schneider Electric, Mitsubishi Electric Corporation, General Electric, Rockwell Automation, Inc., Honeywell International Inc., Yokogawa Electric Corporation, OMRON Corporation, Endress+Hauser, FANUC Corporation, WIKA, Dwyer Instruments, LLC., Stratasys e 3D Systems Corporation, entre outros.

Essas empresas estão liderando a inovação e a evolução do setor rumo a um futuro mais inteligente e interconectado, segundo a empresa de consultoria.

Adoção crescente de tecnologias como IoT e IA impulsiona o mercado

Os sensores industriais emergem como um destaque, com previsão de ter a maior participação de mercado em 2023. Esses sensores desempenham um papel crucial na monitorização e controle de processos, resultando em maior eficiência, menor tempo de inatividade e produtividade aprimorada. O crescimento é alimentado pela integração de IoT e análises avançadas, criando um ambiente industrial globalmente interconectado e centrado em dados.

Gestão de Ativos de Planta (PAM) e setor de Metais e Mineração em destaque

A gestão de ativos de planta (PAM) está prevista para registrar a maior CAGR durante o período de previsão, impulsionada pela demanda por dados em tempo real, manutenção preditiva e otimização de custos. Enquanto isso, o setor de metais e mineração está passando por uma transformação significativa com a adoção de fábricas inteligentes, que promovem análise de dados em tempo real, manutenção preditiva e uma indústria mais ágil e sustentável.

Ásia-Pacífico lidera o crescimento no mercado de fábricas inteligentes

A região da Ásia-Pacífico é destacada por seu crescimento exponencial na indústria de fábricas inteligentes, impulsionado por investimentos em transformação digital e adoção de tecnologias da Indústria 4.0. Isso tem resultado na implantação ativa de soluções avançadas, como IoT, IA e robótica, promovendo inovação, competitividade e desenvolvimento econômico.


Continua depois da publicidade


 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: