Logomarca Indústria 4.0

Cientistas descobrem como criar liga de titânio ultraresistente por meio de impressão 3D

Com esta descoberta, será possível regular a microestrutura e os defeitos da peça separadamente

Por: Redação CIMM      11/03/2024 

Uma equipe de cientistas internacionais descobriu como resolver um dos principais desafios quando o assunto envolve a impressão 3D. De acordo com a publicação do portal China Daily, o time de profissionais propôs uma estratégia inovadora para fabricar uma liga de titânio antifadiga por meio de impressão 3D quase livre de vazios.

A impressão 3D, ou tecnologia de manufatura aditiva, permite criar objetos tridimensionais a partir de um modelo digital, depositando camadas do material, o que resulta na presença de microburacos que enfraquecem o material.

Nova técnica de processamento 

Para resolver esse problema, a equipe do Instituto de Pesquisa de Metais da Academia Chinesa de Ciências, conseguiu produzir com sucesso uma liga de titânio Ti-6Al-4V livre de vazios. A nova técnica, conhecida como Net-Additive Manufacturing Process, inclui prensagem isostática a quente para eliminar os microburacos. Após isso, o material passa por um tratamento térmico de alta temperatura e curta duração para restaurar a microestrutura do material.

Depois de aplicar a técnica em uma liga titânio Ti-6Al-4V, muito usada na indústria aeroespacial por sua alta resistência e leveza, a equipe chegou à conclusão de que o material é mais resistente do que todas as outras ligas de titânio impressas em 3D.

"Esta pesquisa revisou a compreensão prévia das pessoas sobre o baixo desempenho de fadiga dos materiais de impressão 3D e espera-se que avance a aplicação desses materiais no setor aeroespacial e em outros campos", disse Zhang Zhefeng, um dos professores  envolvidos no estudo.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: