Logomarca Indústria 4.0

IA, blockchain e computação quântica são tendências tecnológicas em 2024

Globant revela mudanças em áreas-chave no futuro e perspectivas do consumidor sobre o uso da inteligência artificial em relatório anual

Por: Redação CIMM      15/01/2024 

A Globant, líder em inovação disruptiva, lançou sua análise anual, o Relatório de Tendências Tecnológicas para 2024, revelando insights essenciais sobre o impacto da inteligência artificial (IA), com 40% dos consumidores prevendo melhorias na experiência do cliente e 96% clamando por transparência nas práticas de IA. O relatório explora as principais tecnologias que moldarão o futuro. 

“As tecnologias que ganharão destaque em 2024 serão aquelas capazes de proporcionar impactos mensuráveis na experiência do cliente, na experiência do colaborador e/ou no avanço dos negócios”, disse Diego Tártara, Chief Technology Officer da Globant. “O impacto humano nunca foi tão crítico e as tecnologias que podem trabalhar ao lado dos humanos para melhorar as capacidades e as vidas irão decolar”.

O Relatório de 2024 concentra-se em cinco áreas que trarão as mudanças mais significativas nos próximos 12 meses. São elas:

  1. Inteligência Artificial: Enquanto grandes empresas concentraram-se no uso da IA para otimização de custos e eficiência no ano passado, a oportunidade de usar a IA para elevar exponencialmente as experiências do cliente em organizações de maneira abrangente está amplamente subexplorada. Com o desenvolvimento de inúmeras ferramentas de IA acessíveis, as organizações adotarão a IA como nunca antes para aprimorar resultados e gerenciar recursos. As organizações que investiram em IA em 2023 utilizarão essas ferramentas para focar principalmente na diferenciação de suas experiências com o cliente em 2024.
  2. Computação quântica: Em 2024, muitas organizações começarão a compreender como a computação quântica poderia impactar seus negócios, mas apenas algumas darão passos concretos nessa direção. É provável que as aplicações em campos ricos em dados e computação, como finanças e pesquisa farmacêutica, sejam as primeiras a demonstrar interesse e investir nessa tecnologia.
  3. Robótica: O mercado de robótica atingirá um ponto crucial com robôs versáteis, graças aos avanços na inteligência artificial. Em 2024, as empresas começarão a adotar robôs como serviço (RaaS), muitos dos quais não terão uma forma humanóide, mas sim se concentrarão em tarefas otimizadas, como robôs de entrega rolantes. A robótica também está ingressando no espaço "não manufatureiro", onde tradicionalmente foi utilizada para automação e eficiência, e está se expandindo para áreas como hospitalidade e entretenimento.
  4. Blockchain: A blockchain permanecerá uma tecnologia crucial para setores específicos. As implicações para identidades digitais e segurança de dados manterão a blockchain na discussão sobre a reinvenção tecnológica, mas ela só irá decolar verdadeiramente quando governos e agências públicas defendem sua interoperabilidade.
  5. Experiências imersivas: Apesar de algumas manchetes em contrário, o interesse em experiências imersivas em 3D ainda é forte. Em 2024, veremos um interesse constante no metaverso, com o pico de interesse ocorrendo com o lançamento do Apple Vision Pro no primeiro trimestre. Os principais players continuarão a investir pesadamente para torná-lo uma interação cotidiana para os indivíduos.

 


Continua depois da publicidade


*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: