Logomarca Indústria 4.0

MetaIndústria: Novo laboratório oferece treinamento, consultoria e imersão tecnológica

O objetivo do projeto, com duração prevista de 2 anos, é criar um ecossistema industrial mais fortalecido e com maior maturidade 4.0 das empresas envolvidas

Por: Redação CIMM      11/12/2023 

O MetaIndústria Lab Sudeste foi inaugurado no final de novembro com o intuito de fortalecer o ecossistema industrial do Brasil. Localizado em São Caetano do Sul, em São Paulo, o laboratório conta com uma estrutura integrada que oferece treinamento, consultoria e aplicação tecnológica na prática para as cem indústrias brasileiras que integram o projeto.

Realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela SPI Integração de Sistemas, o programa, com duração prevista de 24 meses, iniciou suas atividades recebendo indústrias, parceiros e acadêmicos com apresentações teóricas e visitas ao espaço.

“É um momento de aproximação entre todos os atores ligados à indústria brasileira. Esperamos desenvolver um modelo de negócios que possa ser replicado em todo o Brasil”, disse Bruno Jorge Soares, gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI e um dos principais idealizadores do projeto, durante a inauguração no Instituto Mauá de Tecnologia.

O ecossistema de apoio, serviços e conhecimento do projeto é formado por universidades como USP, FGV, INSPER, UFRGS, FEI, Instituto Mauá de Tecnologia, FIAP e Unisinos. Além disso, conta com a participação de uma rede formada por mais de 40 grandes empresas.

Como o ecossistema funciona 

A iniciativa é gratuita e o objetivo maior é criar um ecossistema industrial mais fortalecido e com uma maior maturidade 4.0 por parte das indústrias participantes. Para isso, o formato do MetaIndustria foi dividido de três maneiras: em Brasília, no Data ABDI, fica a central de processamento; já os dois laboratórios dedicados a testes de tecnologias, processos e equipamentos ficam em São Leopoldo (RS) e São Caetano do Sul (SP).

O laboratório em São Caetano do Sul é o local onde serão realizados treinamentos e qualificações pelos quais passarão todas as 100 empresas beneficiadas inicialmente pelo projeto. 

Consultoria e experiências enriquecedoras 

De acordo com a ABDI, uma das etapas do projeto é a consultoria de três dias no laboratório de São Caetano do Sul. Nela, cada participante montará um plano de ação que será enviado ao Future Board, grupo de profissionais de grandes empresas nacionais e internacionais que irão fazer suas avaliações e recomendações.


Continua depois da publicidade


Outra ação que integra e fortalece o projeto é o ambiente em que os participantes estão inseridos, pois estimula trocas de conhecimentos sobre a Indústria 4.0 e as possibilidades tanto atuais quanto propostas por tecnologias inovadoras. Além disso, durante os dois anos do projeto, todo aprendizado será registrado e sistematizado para servir de inspiração e referência para outras indústrias.

Confira abaixo as 7 tecnologias que integram o projeto:

  • Network 5G: No Network 5G serão apresentadas as ferramentas avançadas de conectividade e cibersegurança empregadas nos laboratórios do projeto Metaindústria, garantindo uma transição segura e eficiente entre estes dois ambientes operacionais: digital e físico. 
  • Management 5.0: A plataforma Rockwell Automation permite a coleta e monitoramento de dados das estações do MetaIndústria Lab Sudeste em tempo real via dispositivos móveis, garantindo que as informações essenciais estejam acessíveis em qualquer lugar do mundo. Afinal, conectividade e acessibilidade é imprescindível para um ambiente industrial em constante mudança.
  • Factory 5.0: Desenvolvida para criar um ambiente de trabalho acessível e interativo, a solução Omniverse da NVIDIA facilita a colaboração interdisciplinar em tempo real, unindo profissionais de arquitetura, mecânica, produção e software. Por meio dos óculos VR Beenoculus Pancake, as equipes podem visualizar coletivamente os resultados de suas colaborações, tornando tudo otimizado e reduzindo o retrabalho. 
  • Process 5.0: Feita para garantir que a IA esteja fundamentada em modelos que espelham fielmente as operações industriais reais, a plataforma COMOS da Siemens proporciona um espaço onde a IA interage com réplicas digitais precisas das fábricas, permitindo o teste e refinamento de suas estratégias em um ambiente seguro, controlado e que garante a eficácia e aplicabilidade dos insights gerados. 
  • Manufacturing 5.0: Considerando a importância da qualidade da comunicação entre as esferas digital e física gerados por IA, a 3DExperience da Dassault Systèmes veio para assegurar que os comandos da IA sejam precisamente executados pelas máquinas. A fusão entre os dois mundos é ilustrada por meio de uma célula robotizada, evidenciando a precisão e a eficiência dessa integração. 
  • Teamwork 5.0: Criada para prevenir operações inadequadas de máquinas e garantir a segurança no local de trabalho, a plataforma Qualcomm evidencia a transformação de câmeras convencionais em dispositivos inteligentes. Além disso, a integração de IA com óculos de Realidade Aumentada acelera o treinamento dos operadores, garantindo segurança e eficiência operacional.
  • Logistic 5.0: Pensando na garantia da qualidade do produto desde a produção até a o consumidor final, a Qualcomm foi desenvolvida para facilitar o monitoramento do processo logístico. Por meio da tecnologia TAG 5G, uma solução inovadora, é possível monitorar em tempo real a localização da carga, velocidade de transporte, impactos, variações de temperatura e outros fatores críticos.

 

Gostou? Então compartilhe: