Logomarca Indústria 4.0

Hub de Inovação: Indtechs brasileiras se estabelecem em Stuttgart, na Alemanha

Descubra como as indtechs brasileiras estão fazendo história ao estabelecer operações na Região de Stuttgart, Alemanha, em uma iniciativa de colaboração única

Por: Karina Pizzini/ Especial CIMM e Ind4.0      Exclusiva 09/11/2023 

Indtechs brasileiras estão fazendo avanços significativos na cena internacional de inovação, com cinco empresas estabelecendo sua presença na região de Stuttgart, Alemanha. O hub de inovação, Brazilian Indtech-Hub Germany, será a casa das indtechs brasileiras na região, facilitando o intercâmbio de inovação e negócios de empresas brasileiras focadas em encontrar soluções inovadoras de ponta para a indústria 4.0, agora, também, na Alemanha. Esse movimento é resultado da iniciativa colaborativa conhecida como BiG2023 | Brazilian Indtechs in Germany, programa de internacionalização de indtechs que visa fornecer as tecnologias de ponta desenvolvidas no Brasil.

A iniciativa foi concebida com o apoio da Embaixada do Brasil em Berlim e se concentra em conectar indústrias de manufatura alemãs com empresas brasileiras especializadas em tecnologia industrial. "O hub é a central de operações europeia das indtechs brasileiras. A partir do hub, os times locais de atendimento comercial, suporte técnico e sucesso dos clientes, vão nascer e crescer", explica Claudio Goldbach, idealizador do BiG.

Após a missão na Alemanha, como parte do programa BiG 2023, ocorrido em abril deste ano, uma delegação de seis indtechs brasileiras foi selecionada dentre dezenas de empresas mundiais, pela Corporação de Desenvolvimento Econômico da Região de Stuttgart (WRS) para participar do "Pacote de Boas-vindas a Startups de Alta Tecnologia", um programa intensivo no local que lhes proporcionou mais uma imersão na Região de Stuttgart e a oportunidade de estabelecer ainda mais conexões com potenciais clientes e parceiros de inovação.

Cinco indtechs brasileiras se destacaram nesse processo e decidiram iniciar suas operações alemãs na Região de Stuttgart, mais especificamente no Centro de Inovação AI xpress, em Böblingen. Essas empresas são a Digimet Solutions, HEDRO, Infinite Foundry, Melvin e Quality Storm. Cada uma delas traz uma solução específica e especializada que contribuirão para a digitalização do mercado industrial alemão.


Continua depois da publicidade


"Sempre tivemos a noção de que a Alemanha tinha a indústria mais avançada do mundo e isso era um fato até que os conceitos de indústria 4.0 foram criados. A indústria 4.0 necessita de um nível de digitalização das máquinas e processos muito superior ao que eles têm nas fábricas alemãs, e a Hedro oferece sensores inteligentes para resolver exatamente essa demanda. Existem poucas soluções similares à nossa e a demanda é enorme, tanto no Brasil quanto na região de Stuttgart", comenta Cássio Barbosa, fundador da Hedro Sistemas Inteligentes, indtech que desenvolve soluções tecnológicas com sensores sem fio para integração de sistemas e coleta de dados.

O estabelecimento dessas indtechs brasileiras na Região de Stuttgart é um marco significativo na busca por colaboração e intercâmbio de conhecimentos entre o Brasil e a Alemanha. Além disso, demonstra o compromisso das empresas brasileiras em expandir suas operações e fazer parte do cenário de inovação da região alemã, como conta Brahim Neto, gerente de negócios da Quality Storm, startup fornecedora de sistema digital para execução e gestão de processos de inspeção industrial.

"Para a Quality Storm, estar no Hub de Inovação na região de Stuttgart é estratégico para manter o relacionamento com o mercado alemão. Nas visitas anteriores que fizemos pudemos notar que as empresas alemãs demandam um tempo maior de relacionamento para o fechamento de negócios e parcerias, e fazer parte de um hub localizado lá é um sinal de que queremos manter um relacionamento mais próximo", disse.

Neste sentido, Eymard Barroso, cofundador da Melvin, indtech fornecedora de software de gestão de manutenção, conta a importância de encurtar a distância entre o Brasil e a Alemanha, para além dos mais de 9 mil quilômetros que separam os dois países. "Inicialmente vamos contratar um profissional com experiência em indústria na Alemanha que irá representar as indtechs lá. O objetivo é agendar reuniões presenciais ou on-line para iniciar a operação local", explica. "Acreditamos que ter alguém presencial e que fale a língua faça diferença".

No dia 20 de novembro acontece um evento, na AI xpress, que marca essa conquista, sendo uma oportunidade para celebrar a colaboração intercultural e permitir que representantes dessas empresas interajam com potenciais parceiros de negócios e inovação. Essa iniciativa visa aprofundar a integração econômica e abrir portas para futuros projetos de colaboração.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Gostou? Então compartilhe: