Logomarca Indústria 4.0

Parceria cria curso inédito de Mecatrônica Industrial 4.0

Curso é o único no país a permitir formação técnica em todos os conceitos e aplicações da indústria 4.0

Por: Prefeitura de Indaiatuba      27/09/2023 

Uma parceria entre a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) e a empresa industrial Sew-Eurodrive Brasil estabeleceu no Brasil o curso Mecatrônica Industrial 4.0, o único no país a permitir formação técnica em todos os conceitos e aplicações da indústria 4.0. A proposta é modificar o cenário da formação profissional para a indústria do futuro

O curso terá sede em Indaiatuba, que deve, com isso, tornar-se um hub nacional de formação para profissionais das indústrias do futuro, gerando um benefício econômico e social para toda a economia brasileira. A iniciativa é da Prefeitura de Indaiatuba e da Sew-Eurodrive Brasil. A empresa de origem alemã tem fábrica em Indaiatuba e se caracteriza por intensa inovação tecnológica e vanguarda na aplicação de conceitos 4.0 no Brasil.

“A Fiec é uma escola referência em ensino técnico e profissionalizante, com capacidade de atender as necessidades de formação das empresas. A fundação tem investido em avanços para ampliar seu atendimento e melhorar ainda mais a qualidade do ensino, sempre com o objetivo de formar mão de obra qualificada e cidadãos aptos a contribuir com a comunidade por meio de seu trabalho”, diz o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar.

Curso Mecatrônica Industrial 4.0

O curso Mecatrônica Industrial 4.0 nasce com certificação conferida pelo MEC. A primeira turma iniciou em julho deste ano. Ao longo da formação, os alunos poderão aprender na prática o que é robótica, análise de dados computacionais na produção, interação entre elementos mecânicos e eletrônicos, Internet das Coisas, veículos logísticos autônomos e diversas outras soluções que compõem o futuro da produção industrial no mundo.


Continua depois da publicidade


Para o Diretor-Geral da Sew-Eurodrive Brasil, Alexandre dos Reis, “a indústria está indo na direção do 4.0. E o mercado é muito carente de mão de obra. Não há escolas especializadas em formar o profissional preparado para digitalização de indústrias, sistemas de robótica e operação de AGVs, por exemplo. Montamos essa parceria com a Fiec para fazer essa formação. Há poucas iniciativas assim no Brasil, e da maneira como faremos com a Fiec, será a única em todo o país”. A empresa alemã investiu recursos próprios para criar o curso, e a fundação de Indaiatuba aportou recursos humanos, educacionais e instalações físicas.

A primeira turma foi composta por colaboradores da Sew-Eurodrive Brasil. Após a primeira turma, o curso ficará como um legado da parceria, à disposição de empresas e profissionais de todo o Brasil.

Projetos

Além da abertura do curso de Mecatrônica Industrial 4.0, a parceria entre Fiec e Sew-Eurodrive Brasil prevê também a construção de um laboratório de tecnologias industriais 4.0, para o qual a Sew-Eurodrive Brasil irá fornecer equipamentos e sistemas para profissionais de todo o Brasil aprenderem na prática.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: