Logomarca Indústria 4.0

Indústria 4.0 na sala de aula: parceria entre Rockwell Automation e Senai completa um ano

Parceria fomenta a capacitação em automação industrial e mitiga gargalo de qualificação profissional

Por: Imprensa Rockwell Automation      12/09/2023 

A Rockwell Automation, maior empresa do mundo dedicada à automação industrial e transformação digital, celebra em 2023 um ano de sua parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Com o propósito de investir na capacitação profissional e impulsionar a inovação tecnológica em âmbito nacional, a aliança é voltada para escolas profissionalizantes e institutos de tecnologia da organização em todo o Brasil.

De acordo com o regional technology manager da Rockwell Automation, Cristiano Bonanno, a parceria contribui para a formação de pessoas que futuramente utilizarão tecnologias avançadas em seu trabalho, mitigando o gargalo de qualificação profissional evidente no país, além de ampliar a visibilidade da consultoria educacional realizada pela companhia ao mercado brasileiro. “Com isto, conseguimos suportar as indústrias a seguirem se expandindo não apenas nos grandes centros, mas criando oferta de profissionais qualificados nas áreas mais remotas do país”, explica.

O executivo comenta, ainda, sobre as principais soluções da companhia contempladas na parceria. “A tecnologia da Rockwell Automation envolvida na capacitação profissional por meio desta aliança contempla automação, controle de motores, controle avançado, Machine Learning, segurança cibernética, emulação 3D, realidade virtual e realidade aumentada”, revela Bonanno.

Investimento educacional

Como são mais de mil unidades fixas e móveis do Senai distribuídas pelo país, a Rockwell Automation elaborou um plano de trabalho para definir as unidades a receberem o investimento educacional e tecnológico, com preferência inicialmente àquelas mais próximas de polos industriais, onde a inovação fabril é mais evidente. “Isso faz parte do planejamento de capacitação em cada unidade, com o intuito de formar jovens talentos e novos profissionais que venham ser a força de trabalho nas indústrias brasileiras”, reforça o executivo.


Continua depois da publicidade


Além disso, ao longo de um ano de parceria, as instituições têm trabalhado em conjunto para elevar o nível dos laboratórios e do capital intelectual nas indústrias, conectando as tecnologias da Rockwell Automation a projetos de inovação.

Segundo o diretor de Operações do Senai, Gustavo Leal, a aproximação das unidades de ensino com empresas de ponta resulta em capital humano, maior produtividade e competividade para o setor. “A transferência técnica de tecnologias de automação industrial para as nossas escolas e institutos torna possível formarmos profissionais e buscarmos soluções que atendem as demandas das próprias empresas. É um investimento com retorno direto”, argumenta Leal.

Ações em conjunto

Para Bonanno, um dos pontos chave da parceria é a requalificação do corpo de instrutores do Senai, com soluções e conteúdos voltados à automação industrial e à indústria 4.0. No mesmo sentido, para os treinamentos dos alunos, realizados sob demanda e no modelo a distância (EAD), está prevista a utilização de plataforma online, na qual há uma trilha de capacitação.

Em conjunto com o Senai, a Rockwell Automation participa e desenvolve ainda diversas ações. Uma delas é o Grand Prix, um hackathon com duração de três dias, que atingiu, em 2022, mais de 6 mil alunos de todo o país. Realizado em uma plataforma online, a companhia foi responsável pelo desafio de automação industrial. “Dos seis mil participantes, cerca de 50 equipes com 10 a 15 pessoas se cadastraram em nosso desafio, no qual precisavam trazer ideias de inovação baseadas em um protótipo sujo, que consiste em uma versão do projeto terminado, mas feita rapidamente e com algumas funções a menos”, explica Bonanno.

O Festival Sesi de Robótica, que ocorreu em março em Brasília, foi outra iniciativa que contou com a presença da Rockwell Automation. Cerca de 2 mil estudantes do ensino fundamental e médio participaram do evento, que recebeu mais de 46 mil visitantes. “Ministramos palestras de transformação digital e levamos tecnologias relevantes ao mercado de automação”.

O executivo relembra ainda a participação da companhia no Mundial de Robótica FIRST Robotics Competition, idealizado pela instituição FIRST, em que o Brasil teve uma participação e desempenho recordes. Duas equipes do Sesi e do Senai que competiram no mundial - a 7563 Megazord, de Jundiaí, e a 7565 Robonáticos, de São Paulo - são patrocinadas pela Rockwell Automation. A Robonáticos foi uma das equipes premiadas no torneio, com o Engineering Inspiration Award, um dos prêmios de maior prestígio da competição.

Início da parceria

Após um ano de muito sucesso, Bonanno reitera que a parceria teve início por meio de um acordo mútuo entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Senai, braço direito da entidade voltado à educação final. “Por meio da CNI, firmamos um contrato em que nos comprometemos a aportar nossos conhecimentos de indústria e tecnologia para automação industrial e auxiliar a CNI, o Sesi e o Senai na busca de melhoria da educação nacional, bem como na inovação com os institutos de tecnologia que o Senai encabeça”, esclarece.

A parceria foi oficialmente apresentada ao mercado durante o Congresso Internacional de Inovação na Indústria, realizado pela CNI em março de 2022, e cuja 10ª edição ocorrerá este ano em 27 e 28 de setembro. “Para celebrar este aniversário de aliança, durante nossa participação no congresso deste ano, traremos como speaker nossa Head Global de Sustentabilidade, Andrea Ruotolo, para realizar uma palestra especial sobre inovação e sustentabilidade, que será o tema principal do evento, reforçando como a inovação é relevante para a otimização da agenda sustentável nas indústrias”, finaliza Bonanno.

 

Gostou? Então compartilhe: