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Produção inteligente: 85% dos fabricantes automotivos preveem manter ou aumentar força de trabalho

Segundo relatório da Rockwell Automation, minimizar os custos e melhorar a qualidade aceleram a transformação digital

Por: Redação CIMM com Imprensa Rockwell Automation      20/07/2023 

Novo relatório da Rockwell Automation, referência em automação industrial e transformação digital, aponta que a maioria das empresas automotivas pretende manter ou aumentar sua força de trabalho devido à adoção tecnológica. A automação é vista como uma solução para lidar com a falta de mão de obra, e a transformação digital é impulsionada pelo desejo de minimizar custos e melhorar a qualidade, segundo os respondentes da pesquisa. Além disso, a sustentabilidade é uma prioridade para a maioria dos fabricantes automotivos, com muitos buscando iniciativas sustentáveis como diferencial competitivo.

O 8º "Relatório anual do estado da produção inteligente: edição especial para o setor automotivo”, realizado pela empresa em conjunto com a Sapio Researchenfatiza a evolução do setor automotivo com foco na busca pela qualidade, no impacto da automação de processos, na adoção da produção inteligente e no papel essencial da tecnologia ao mitigar riscos, enfrentar os desafios da força de trabalho, minimizar custos e aumentar a produção. O estudo global conta com respostas de 197 líderes de montadoras e fornecedores automotivos, bem como fabricantes de veículos elétricos, em 13 países de destaque.

Automação e força de trabalho

As conclusões centrais do relatório global revelam que a maioria (85%) dos fabricantes automotivos preveem manter ou até mesmo aumentar sua força de trabalho atual devido à adoção da tecnologia. Além disso, 64% das empresas utilizam software para automatizar processos e 54% dos líderes estão aumentando a automação para lidar com a falta de mão de obra. Se tratando de mão de obra, 42% dos fabricantes de automóveis preveem redirecionar o pessoal existente e 27% acreditam que contratarão mais funcionários como resultado da adoção da tecnologia, indicando que a tecnologia pode resolver os problemas atuais e catalisar o crescimento.


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Segundo os respondentes, os principais fatores da aceleração da transformação digital são “minimizar os custos” e “melhorar a qualidade”. Para isso, 31% dos fabricantes automotivos pretendem investir ou já investiram em tecnologias de IA e aprendizado de máquina, o que deve continuar crescendo à medida que mais casos de uso se desenvolvem, juntamente com soluções de fácil utilização.

Na prática, 35% dessas empresas relatam que a produção inteligente ajudou a mitigar problemas com a implantação e integração de novas tecnologias. Além disso, 29% acreditam que ajudou com o impacto prolongado da pandemia. A grande maioria (97%) dos fabricantes e fornecedores automotivos relatam contar com ações de sustentabilidade e ESG implementadas, sendo que 49% busca iniciativas sustentáveis como um diferencial competitivo.

Tecnologia e os desafios do setor automotivo

De acordo com o vice-presidente de Indústria Global - Automotivo, Pneus e Mobilidade Avançada na Rockwell Automation, Paul Epperson, o setor automotivo tem enfrentado diversos desafios e obstáculos nos últimos anos e a tecnologia tem sido uma importante aliada.

“Desde mudanças na demanda dos consumidores e problemas na cadeia de fornecimento, até a escassez de microchips e desafios no pessoal de fabricação, o setor tem sido obrigado a permanecer ágil. Por exemplo, com a mudança do setor automotivo para veículos elétricos, os fabricantes estão tendo que aumentar sua força de trabalho à medida que realizam essa transição, não apenas em suas instalações existentes, mas também ao abrir novas fábricas”, explica. “Ao analisar os resultados da pesquisa, fica evidente que enfrentar esses desafios adotando novas tecnologias e, ao mesmo tempo, equilibrando a qualidade com o crescimento lucrativo, é uma prioridade para os líderes do setor automotivo”, completa Epperson.

Segundo o especialista, o mercado automotivo está ciente dos papéis essenciais que a tecnologia e a automação desempenham ao enfrentar riscos e buscar um crescimento lucrativo, tendo em vista que 59% estão mitigando os riscos internos com a adoção de tecnologia e 50% estão fazendo o mesmo com os riscos externos. Da mesma forma, quando questionados sobre como pretendem gerar resultados comerciais positivos, a principal resposta foi aumentar a automação.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

 

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