Logomarca Indústria 4.0

Quatro tendências para a Indústria 4.0 segura e eficaz

Avanço da tecnologia no ambiente industrial acontece em ritmo acelerado e destaca inovações que dão à indústria mais produtividade

Por: Imprensa Nexa Tecnologia      06/06/2023 

A adoção de tecnologias associadas à Indústria 4.0 abre caminho para o avanço de novos recursos que estão proporcionando às empresas do setor ganhos de produtividade, agilidade e redução de custos. Essa transformação digital, que tem como um dos principais pilares a Internet da Coisas (IoT), vem com desafios para conexão entre pessoas, máquinas e processos para proporcionar, na prática, resultados positivos.

Neste contexto, a Nexa Tecnologia, empresa que apoia a transformação digital rumo à indústria 4.0, compartilha agora as tendências tecnológicas que ajudarão a moldar o futuro das fábricas conectadas. 

“A tecnologia está imprimindo constantes mudanças no ambiente industrial e em ritmo acelerado. São inovações não somente para infraestrutura da fábrica, mas para comunicação, campo e redes wi-fi”, afirma Sérgio Eler Costa, Diretor de Tecnologia da Nexa, que liderou uma comitiva integrada por clientes e parceiros à maior feira internacional de tecnologia industrial.

Segurança do chão de fábrica à nuvem

Com projetos de indústria 4.0 avançando no setor, as máquinas estão cada vez mais conectadas e com acesso remoto. Dessa forma, a segurança operacional é uma das grandes preocupações das empresas diante das crescentes ameaças virtuais. “Como conectar de forma segura o que está na nuvem com o chão de fábrica? Em mundo multicloud, os dados podem ser hospedados localmente e em diferentes nuvens privadas, públicas ou híbridas. É preciso, portanto, gerenciar e proteger todo o ecossistema. A segurança da nuvem ajuda a gerenciar os riscos, cobrindo servidores e armazenamento no data center, IoT em fábricas, laptops remotos, telefones e todos os funcionários nas filiais”, diz o diretor da Nexa.

Conexão de trabalhadores remotos ao ambiente fabril

A expansão das redes de dados, permitindo o acesso remoto a plantas industriais, está abrindo caminho para a novos recursos produtivos. Um dos destaques em exposição da Nexa Tecnologia na edição 2023 da feira em Hannover foi o Webex Expert on Demand, uma plataforma da Cisco que permite o acesso remoto de especialistas ao chão de fábrica para resolução de problemas por meio de realidade aumentada. A solução é composta por um capacete equipado com uma câmera Real Wear e óculos com aplicativo baseado Android que conecta o usuário a especialistas fora da fábrica.


Continua depois da publicidade


“Com as mãos livres, quem está no ambiente fabril usa comandos de voz e gestos para chamar com segurança um especialista ou uma equipe de especialistas. Se um técnico júnior, por exemplo, tiver problemas com uma máquina ou equipamento, ele se comunica por meio da plataforma com os especialistas no assunto, que podem trabalhar remotamente e ainda consultar outros especialistas para resolver o problema. Isso representa ganhos de produtividade, agilidade na manutenção de ativos e otimização de recursos uma vez que especialistas podem acessar diversas plantas remotamente”, explica Sérgio Eler Costa.

Tracking de pessoas, processos ou máquinas 

Equipamentos de infraestrutura de rede passam ter disponíveis e integrados todos os sensores necessários de localização para tracking de pessoas, processos e máquinas. São soluções para a gestão de ativos, que é essencial para monitorar custos e reduzir desperdícios. “Imagine como seria poderoso ter um painel centralizado mostrando com precisão de 1 metro um Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS) de estoque e equipamentos em seu depósito ou chão de fábrica. A capacidade de avaliar como o equipamento é usado, evitar perdas ou roubos e reduzir o tempo de busca por itens perdidos mudaria completamente o jogo para qualquer empresa. É esse tipo de solução que está disponível”, afirma o executivo.

Aplicações de sensibilidade mais elevada de real time

Setores de indústria com atividades de difícil acesso, como mineração, óleo e gás e logística, têm hoje disponíveis redes móveis industriais e aplicações de sensibilidade mais elevada, com processo real time utilizando de redes Wi-Fi seguras. Essa tecnologia sem fio permite conectar ativos móveis ou estender sua rede onde a execução de fibra não é viável ou acessível, com conectividade ultraconfiável e de baixa latência para aplicativos mais exigentes. Com ela, também é possível implantar facilmente e operar em espectro não licenciado. Isso abre possibilidades para que atividades críticas se beneficiem cada vez mais dos recursos trazidos pela conectividade da Indústria 4.0. Os portos e as instalações intermodais representam um ponto de trânsito crucial para mercadorias valiosas e devem ser eficientes, seguros e protegidos.

“A tecnologia disponível hoje oferece suporte à comunicação de dados onde as redes cabeadas não podem ser usadas, permitindo aplicativos importantes, como conectividade do Terminal Operating System (TOS), operação eficiente e consciência situacional para guindastes Ship-to-Shore (STS), tele remotas (por exemplo, guindastes de pórtico com pneus de borracha (RTG) e pórticos montados em trilhos (RMG)) e aplicações autônomas, como, por exemplo, guindastes RTG e RMG automatizados e veículos guiados de transporte horizontal automatizados (AGVs). Com inúmeras implantações bem-sucedidas em portos e terminais, trata-se de uma solução ideal para configuração rápida, escalável e econômica” diz o diretor da Nexa.

 

*Imagem de capa: Depositphotos

Gostou? Então compartilhe: