A materialização da inovação nos processos de governança da área Excelência Operacional (EO) foi o ponto de virada para o sucesso rumo à indústria 4.0 da TSEA energia, reconhecida no mercado nacional e internacional pelas inovações tecnológicas no ramo de geração, transmissão e distribuição de energia. A partir daí, uma série de projetos que envolvem automação e digitalização de processos e vários dos conceitos relacionados a indústria 4.0 foram incorporados à rotina da fábrica, possibilitando a ampliação da capacidade produtiva. A companhia anunciou que pretende investir, até 2025, R$ 50 milhões em novas tecnologias e estrutura de inovação.
As ações levadas adiante, no entanto, não se limitam às áreas de produção. A utilização de softwares e outras tecnologias nas áreas gerenciais também estão contribuindo para a geração de dados mais qualificados e a identificação de pontos de melhoria, contribuindo para a tomada de decisões mais assertivas e nos momentos certos. E buscando a utilização da ciência de dados para análises estratégicas.
Uma das iniciativas teve início em maio de 2022, quando a TSEA energia criou o Programa Transformação, buscando fomentar a cultura da inovação na empresa. Para isso, passou a utilizar uma plataforma digital por meio da qual os colaboradores podem registrar ideias e soluções, posteriormente avaliadas quanto à sua viabilidade, relevância, diferencial no processo produtivo e ou de mercado. Trata-se de um incentivo para que cada colaborador se torne um agente da inovação.
Tecnologia e soluções
De acordo com a gerente de Excelência Operacional, Adelízia Marques Oliveira, em princípio, o programa foi criado com o objetivo de identificar soluções para a área de Engenharia de Processos. E, devido a seu potencial, foi ampliado para toda a empresa. “O Programa Transformação tem contribuído para otimizar processos internos, reduzir custos e melhorar resultados, consequentemente, gerando mais oportunidades de negócios”, afirma a gestora. Adelízia informa que já foram implementadas 11 ideias em diferentes áreas. Além disso, 72 estão em fase de análise. Em em fase de implantação 61 ideias.
Continua depois da publicidade |
Além de constituir uma das frentes de investimentos da empresa, a inovação é um dos desafios do departamento de Excelência Operacional. O foco é criar mais conexão entre as áreas, de modo a facilitar o desenvolvimento de novas iniciativas e projetos. Nesse sentido, até o final de 2025, estão previstos mais de R$ 50 milhões em investimentos em novas tecnologias e estrutura de inovação.
Iniciativas
Uma das iniciativas em fase de implantação é a Sala de Inovação que até 2024 vai trazer, um espaço de aceleração de ideias, criado a partir das necessidades da TSEA e das novas demandas de mercado. “A intenção é desenvolver tecnologias e inovações, como IoT e machine learning, e, a partir de indicadores e dados gerados em cada área da empresa, identificar pontos de melhoria e desenvolver projetos relevantes e estratégicos”, afirma Adelízia. Paralelamente, serão instalados pontos de inovação em todas as áreas fabris, como forma de encurtar caminhos e facilitar a conexão entre o pensamento disruptivo e os processos produtivos.
Anualmente, a empresa também promove a Semana de Inovação, um evento interno que desperta novos olhares sobre as tendências de mercado e apresenta projetos que já estão contribuindo para o crescimento da TSEA. O evento tem um bom histórico de engajamento. No último ano, recebeu uma média de 600 colaboradores, que contribuíram com 70 ideias no mural interativo instalado no espaço e registraram cerca de 400 comentários no aplicativo de Comunicação Interna TSEAin.
Para se manter conectada às principais tendências em inovação industrial e multiplicar seus resultados, a TSEA ainda participa do hub de inovação FIEMG Lab 4.0, e da Imersão na Indústria da FIEMG e mantém programas de aprendizado e capacitação por meio de parceria com o Senai, integrando o conhecimento técnico ao seu ecossistema de inovação. Todos esses investimentos estão alinhados às principais estratégias de mercado da TSEA: a adequação às novas tendências ESG (Environmental, Social and Governance) e a expansão do portfólio de produtos. De acordo com Adelízia, a busca por novos negócios e tendências do mercado é contínua. “Nosso foco está em acelerar nossas metas ESG internas e também o desenvolvimento de projetos e soluções com foco em sustentabilidade”, acrescenta.
Gostou? Então compartilhe: