Logomarca Indústria 4.0

Entenda o verdadeiro impacto do ChatGPT no gerenciamento de produtos

O ChatGPT deverá substituir humanos? Como a ferramenta de inteligência artificial pode ser usada no gerenciamento de produtos

Por: Vivian Henrichs      18/05/2023

Se você decidiu ler este artigo, é muito provável que tenha algumas dúvidas passando na sua mente sobre o ChatGPT. Conversando com gerentes de projetos, percebo que muitos estão com receio, e até com um pouco de medo, da ferramenta de processamento de linguagem natural.

“Será que ela pode substituir meu trabalho?”, muitos estão se questionando. O que tenho para dizer é: calma! Não entre no modo pânico. Entre no modo oportunidade!

Ferramentas, como o ChatGPT, não deverão substituir humanos. Ao menos, não em curto ou médio prazo. Afinal, há dois pontos negativos que não permitem a substituição humana: a Inteligência Artificial (IA) não tem pensamento crítico e a qualidade do conteúdo ainda é muito limitada.

Por isso, fique tranquilo.

O ChatGPT pode ser seu aliado e proporcionar recursos para elevar seu trabalho para outro nível. Partindo desse pressuposto, apresento algumas ideias sobre como a IA generativa pode ser útil:

Gerando ideias e elevando a experiência

Com base em um determinado prompt, o ChatGPT pode ajudar desenvolvendo uma lista de ideias. Por exemplo, você poderia perguntar “quais novos produtos podem ajudar mulheres grávidas?”

A ferramenta apresentará algumas ideias que você pode analisar com cuidado para verificar se há, de fato, potencial de sucesso.

E não podemos esquecer que não há fonte mais confiável para obter insights sobre os produtos do que os próprios clientes. Neste sentido, a IA generativa é uma aliada para analisar uma grande quantidade de dados para aprimorar ainda mais a experiência com o público.

Você pode utilizar esse benefício para analisar pesquisas, entrevistas e até o comportamento do cliente por um determinado tempo, e, com isso, poderá conquistar informações valiosas para melhorar produtos, lançar novos e alcançar um público ainda maior.


Continua depois da publicidade


E mais: a IA generativa ainda permite que você pesquise o que deseja com muito mais agilidade. Não há dúvida que isso proporcionará uma economia de tempo considerável.

Acho importante destacar que o recurso jamais substituirá a necessidade de realizar sua própria pesquisa ou contar com o trabalho de pesquisadores sérios. Mas ela pode, sim, reduzir o tempo em casos de pesquisas mais gerais.

Modelagem preditiva e desenvolvimento de estratégias

E por falar em pesquisas, o ChatGPT pode ser um aliado para prever desempenho e você pode usar o recurso a seu favor. Um exemplo simples: identificando padrões de comportamento ou mudanças nas tendências.

Com a análise do comportamento do consumidor, o ChatGPT pode ajudar a desenvolver uma estratégia de marketing para promover o produto com muito mais efetividade. Sem ideias criativas? Uma pesquisa na ferramenta pode ajudar no processo. Simples assim.

Mas isso não é tudo. A ajuda do ChatGPT pode ir além!

Benefícios internos e competitivos

Com o ChatGPT, o gerente de produto pode desenvolver relatórios e apresentações para compartilhar informações com o time. Ou seja, a ferramenta ajudará com a objetividade da comunicação e pode até, em alguns casos, reduzir reuniões demoradas. Um verdadeiro oásis no deserto, não é?

E em casos de competição do mercado, ele também pode ser extremamente útil para se manter atualizado em relação à concorrência, já que o ChatGPT pode analisar as atividades e tendências do mercado, sem que você precise alocar um grande recurso para isso.

No entanto, é preciso ter calma. A IA generativa pode ser muito útil, mas é necessário prosseguir com cuidado. Estamos diante de algo novo e ainda estamos aprendendo como adicioná-la em nosso dia a dia. Apesar dos recursos maravilhosos, é muito importante seguir com cuidado. Afinal, ela ainda está em fase de teste.

Por isso, é preciso ter:

  • Cuidado com privacidade e segurança: ferramentas, como o ChatGPT, podem processar dados sensíveis e relevantes. Por isso, os gerentes de projetos devem integrar a ferramenta por meio de um regulamento de privacidade e segurança dos dados.
  • Atenção com a diversidade: a IA generativa aprende com as informações humanas e não tem parâmetros morais para distinguir preconceitos, por exemplo. Recomendo muita atenção com o tempo, pois sabemos que isso pode prejudicar a imagem do produto e da marca.
  • Não subestime a criatividade humana: o ChatGPT, como pode ser observado aqui, é uma ferramenta com alto potencial para proporcionar agilidade. O que não podemos esquecer é que no desenvolvimento do projeto há um fator que a IA não pode oferecer: a criatividade e empatia humana.

Por fim, o ChatGPT acabou de ser lançado e não podemos ignorá-lo. E sinceramente? Não tenho dúvidas que o ChatGPT ajudará os profissionais com decisões mais informadas e mais produtivas. Mas, como tudo que ainda é desconhecido, é sempre bom um certo cuidado em sua aplicação. Não esqueça disso!

 

*Imagem de capa: Depositphotos

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Vivian Henrichs

Gerente de Produto de Centro de Excelência Global de Network da Logicalis